IFAM anuncia retorno das atividades acadêmicas entre 10 e 17 de agosto

De acordo com novo calendário, atividades acadêmicas serão retomadas de maneira não presencial. UEA e Ufam também preveem retorno em agosto.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), situado na Avenida Sete de Setembro, Zona Sul de Manaus. — Foto: Luis Henrique Oliveira/G1 AM

O Instituto Federal do Amazonas (Ifam) anunciou, na ultima sexta-feira (31), que as atividades acadêmicas e administrativas estão previstas para retornar de forma remota entre os dias 10 e 17 de agosto, conforme o plano de retomada da instituição. A paralisação foi determinada em março, por conta da pandemia de Covid-19, que já matou mais de 3,2 mil pessoas, e infectou mais de 100 mil, até  sexta-feira (31).

Conforme portaria publicada no site da instituição, até o final de setembro, as aulas vão acontecer no formato de Ensino à Distância (EaD). Após o término desse prazo, a Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação do Covid-19, que acompanha e monitora os números no estado, irá se reunir para decidir se as aulas permanecerão de forma remota ou serão presenciais.

A flexibilização no isolamento social durante a pandemia no Amazonas se baseia na redução nos números da Covid-19 no estado. As atividades comerciais foram retomadas por meio de ciclos, desde o dia 1º de junho. No último ciclo, iniciado dia 6 de julho, as instituições particulares de ensino já tiveram o retorno autorizado.

Universidades anunciam retorno em agosto

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) também já se posicionaram sobre o retorno das aulas e das atividades administrativas. A UEA divulgou, no dia 16 de julho, o Plano de Retomada das atividades, também previsto para agosto, na capital e no interior.

De acordo com a UEA, as atividades acadêmicas serão retomadas de maneira não presencial no dia 3 de agosto, seguindo até 3 de outubro. O período posterior, com aulas presenciais, observando o quadro da pandemia em Manaus, inicia no dia 23 de novembro e segue até 27 de fevereiro de 2021.

A Ufam estuda o retorno das atividades acadêmicas à distância com previsão para agosto. De acordo com a instituição, a proposta, em caráter excepcional e por calendário especial, foi discutida em uma série reuniões da Comissão de Assessoria da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Pelo plano de retomada, as atividades curriculares ocorrerão, se aprovado, no período entre agosto e dezembro, de maneira facultativa.

Com informações do g1

você pode gostar também