-Publi-A-

Pronto. Falei! Igreja Católica esquece o centenário de Irmão Miguel

Foto: reprodução

Centenário Esquecido – A igreja Católica, em Parintins, esqueceu o centenário de um dos mais importantes de seus missionários. Irmão Miguel de Pascalle foi responsável em apresentar a arte aos artistas e artesãos parintinenses. Foi o responsável pelas pinturas da Catedral de Nossa Senhora do Carmo e alguns dos seus discípulos estão nos bois Caprichoso e Garantido. Ele era membro do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME).

O curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)  foi quem tomou a responsabilidade para si e realizou uma programação especial na tarde do último sábado, 18, solicitando até uma celebração na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. A igreja Católica não contou com nenhum de seus representantes na solenidade o que revoltou muitos dos presentes no evento. Segundo apurou a coluna a Bispo da Diocese de Parintins teria agradecido por telefone aos coordenadores do evento, entretanto, não enviou seu representante na solenidade.

Nakanome – O coordenador do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Parintins, professor Ericky Nakanome, se firma como um dos grandes responsáveis em fazer valer ao município de Parintins o título “de capital da cultura”. Parintins é considerada principalmente por políticos “capital da cultura”, mas que só trata de boi-bumbá. Nakanome, seus colegas professores e alunos de Arte do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) tem levado cinema, desenho, exposições entre outras ações para a comunidade. A própria homenagem ao Irmão Miguel de Pascalle fugiu e muito das tradicionais pinturas “óleo sobre tela” com a temática boi-bumbá dando ao parintinense a oportunidade de entender um pouco mais da pintura, escultura, cinema, literatura, música entre outras expressões da Cultura.

Câmara – Está marcada para ás 9 horas da manhã desta segunda-feira, 20, a sessão que dá inicio aos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Parintins (CMP). A solenidade terá a presença do prefeito Bi Garcia (PSDB) que fará a leitura de sua mensagem na abertura dos trabalhos da casa.

Deputados – Pelo menos 7 deputados estaduais estarão hoje em Parintins para prestigiar o discurso do chefe do executivo municipal. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE/AM) David Almeida é quem lidera a caravana de parlamentares que contará com a presença dos deputados estaduais Sabá Reis (PR), líder do governo José Melo; Augusto Ferraz (DEM); Platiny Soares (DEM); Cabo Maciel (PR); Josué Neto (PSD) e Bosco Saraiva (PSDB).

 

você pode gostar também