-Publi-A-

INCA promove Oficina de Escrita de Ficção Folclórica

Com o objetivo de promover cultura parintinense, o Instituto Cultural Ajuri, INCA, realizou neste final de semana a Oficina de Escrita de Ficção Folclórica, ministrada pelo folclorista, jornalista, professor Dr. Andriolli Costa. A realização é fruto da parceria com o Projeto Colecionador de Sacis e aconteceu na Universidade do Estado do Amazonas (UEA/Parintins).

“Nosso objetivo é contribuir com a formação cultural e o desenvolvimento técnico de artistas literários da lha do Folclore”, informou o presidente do INCA, Marcos Moura, que destacou a participação de membros de diversos grupos culturais de Parintins como o movimento Grito da Periferia, do Buriti – Artes e Quadrinhos de Parintins e do Coletivo de Mulheres Artistas TAMO JUNTAS (TMJ).

O palestrante é pesquisador, consultor, especializado em folclore brasileiro. Segundo ele, “a oficina de escrita é pra quem quer produzir ficção inspirada na nossa cultura popular”. As aulas apresentaram, de forma sistemática, pontos como roteiro, produção literária, introdução de história em quadrinhos entre outros aspectos do folclore, ficção e a escrita no processo criativo.

O coordenador do Coletivo Buriti, Levi Gama, produz quadrinhos em Parintins. Ele informa que sempre “tenta representar o folclore, a questão indígena, a mitologia amazônica”. Levi afirma que a oficina trouxe novas aprendizagens. “Foi incrível, foi uma experiência muito bacana pra gente. Agregou demais pra mim. Eu espero repetir outras vezes oficinas parecidas como essa. Foi muito bacana mesmo e não só pra mim, eu acredito que pra todo o coletivo foi importante”, destacou.

você pode gostar também