-Publi-A-

Indígena Witoto é a primeira pessoa vacinada no Amazonas

Eldiney Alcântara | 24 Horas

[email protected]

Manaus (AM) – A indígena e Técnica em Enfermagem, Vanda Ortega, é a primeira pessoa a ser vacina contra a Covid-19 no Estado do Amazonas. A vacinação aconteceu hoje, 18, numa cerimônia simbólica em Manaus, logo após a chegada de 256 mil doses da vacina, enviada pelo Ministério da Saúde.

Vanda Ortega é da etnia Witoto e nasceu em Amaturá em território Witoto, no Amazonas. Ela faz parte da Coordenação dos Estudantes Indígenas do Estado do Amazonas (MEIAM) e é membro da Associação dos Witoto do Alto Solimões. “Esse momento representa muito para o meu povo Witoto e para o 73 povos indígenas do Amazonas. Nessa segunda onda 32 indígenas positivaram. Nós queremos que essa vacina chegue aos nossos povos e isso precisa ser garantido. Há uma precariedade que precisa ser olhada”, destacou Vanda, discursando em frente ao governador do Amazonas, Wilson Lima.

A vacinação deve acontecer de forma imediata e seguir o Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19. A primeira dose acontece essa semana e após 28 dias será efetuada a segunda dose. De acordo com Wilson Lima, a previsão é que ainda esta semana 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca (Índia) devem chegar ao Amazonas.

“É um momento muito importante, um momento simbólico em que o nosso povo é severamente atingido por essa doença. Nós estamos numa luta pela vida. Temos um único inimigo e é esse inimigo que nos temos que atacar. Nosso esforço significa salvamento de vida. Quanto mais pudermos fazer, mais vidas salvaremos”, disse o governador.

Do aeroporto, a vacina foi encaminhada à Fundação da Vigilância Sanitária. A distribuição entre os municípios acontece imediatamente, sendo que amanhã começam a ser distribuídas. Prefeitos de várias cidades participaram da cerimônia de vacinação e já encaminham o recebimento dos lotes para transportar aos seus municípios.

você pode gostar também