Israel Paulain anuncia contratação de 10 médicos para Nhamundá, num grande pacote da Saúde

“Será o maior pacote de ações e obras na Saúde que Nhamundá já viu, na sua história´”, afirmou candidato a prefeito da Coligação ‘Mudança de Verdade’.

NHAMUNDÁ, AM – O candidato a prefeito de Nhamundá, Israel Paulain (MDB) lançou no seu primeiro programa de Rádio, no horário eleitoral, um grande pacote de obras e ações na saúde. Israel informa que contratará de imediato, dez médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem e agentes Comunitários de Saúde.

“Iremos fazer uma grande transformação na Saúde de Nhamundá. Será o maior investimento que Nhamundá já viu na sua história”, completou Israel Paulain.

Também no pacote da Saúde, o candidato da Coligação “A mudança de verdade”, anunciou a construção e reforma de postos de saúde, em cinco comunidades polos da zona rural, além de adquirir, via Ministério da Saúde, ambulanchas ( lanchas rápidas) para o transporte de doentes do interior para a cidade. UBS Fluviais também estão no plano de ação.

O sistema de saúde do município de Nhamundá ( Região do Baixo Amazonas) é precário com constantes reclamações da população da falta de médicos para o atendimento. Muitos pacientes são atendidos em Parintins. O número de internações de covid-19, por exemplo, aumentou nas últimas semanas, em Parintins, com pacientes oriundos de Nhamundá, Barreirinha, Juruti, Terra Santa, e Faro, no Pará.

No programa de campanha, o candidato a prefeito destacou também que vai, em parceria com o Governo do Estado, reformar e equipar o hospital municipal priorizando o centro cirúrgico.

“Vamos dar atenção a saúde básica e de média complexidade, dotando o hospital cirurgias. Iremos realizar Jornadas de Cirurgias permanentes, com médicos especialistas para atender a população, não somente em época eleitoral. Nossas unidades serão dotadas de equipamentos para a realização de exames de imagem, como raio x, ultrassonografia, eletrocardiograma e mamografia. Ações que são precárias em Nhamundá, mesmo em plena pandemia”, afirmou o candidato do MDB.

Israel disse ainda que em sua gestão será criado o programa de Atenção a Saúde da Mulher, denominado de ‘Projeto de Saúde das Amazonas’ com uma gerência especializada no atendimento. A esposa de Israel é a médica Raysa Paulain e o plano de saúde foi elaborado por uma equipe de médicos de várias especialidades.

O vice-prefeito na chapa é o servidor do Idam, Luiz Euclides, o Lulu, que elaborou o plano de ação para atender o setor primário da zona rural de Nhamundá.

NHAMUNDÁ COM ALTO ÍNDIGE DE MORTE DE CRIANÇAS

A preocupação de Israel Paulain é baseado em dados da Associação Médica Brasileira (AMB), Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério da Educação (MEC) que mostra que a cidade de Nhamundá tem o registro por mortalidade infantil de quase 17 óbitos, por mil nascidos vivos e as internações das crianças por diarreias são de 1.600 (mil e seiscentos) para cada 1.000 habitantes.

Segundo o IBGE, comparado com todos os municípios do estado, a cidade de Nhamundá ocupa o 32º lugar no ranking de 62 municípios amazonenses, referente a mortalidade infantil e na posição 24ª. das 62 cidades, no quesito de internações por diarreia. A População estimada de Nhamundá, segundo o IBGE é de 21.443 moradores.

você pode gostar também