-Publi-A-

Janeiro Branco: CAPS realiza campanha virtual sobre saúde mental

Eldiney Alcântara | 24 Horas

[email protected]

O Centro de Atenção Psicossocial Adolfo Lourido, CAPS, realiza este mês a campanha “Janeiro Branco”. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde mental. Devido a pandemia do novo coronavírus, as ações acontecem de forma virtual.

Por todo o mês de janeiro, o CAPS vai promover eventos nas redes sociais com orientações sobre a saúde mental. A campanha vai contar com publicações informativas de diversos temas, grupos terapêuticos, atendimento virtual de psicológicos e demais atividades de forma remota comandadas pela equipe técnica do CAPS.

Segundo o psicólogo, Evaldo Francatt, “o mês de janeiro foi escolhido devido ser um mês aonde as pessoas projetam suas metas, seus objetivos. Então, através desse foco, foi que a saúde mental passou a ser uma referência no projeto Janeiro Branco”. Nesse sentido, a campanha funciona como um preparo psicológico para o ano que esta começando.

De acordo com o psicológico, a campanha se faz necessária, uma vez que esta segunda onda do novo coronavírus afetou muitas pessoas. Assim, os profissionais buscam maior estabilidade mental dos pacientes e da comunidade em geral. “Basicamente, nós estamos trabalhando a questão do controle da ansiedade, que é o principal transtorno, as depressões, as auto-mutilações, tudo isso a gente está trabalhando com a equipe de psicólogos, visando controlar esse efeito da pandemia. Os transtornos existem, mas com o efeito da pandemia a coisa aumenta muito”, informou o profissional.

A campanha Janeiro Branco é uma iniciativa 100% brasileira e iniciou em 2014, em Minas Gerais, criada pelo psicólogo Leonardo Abrahão Pires Rezende. O obejtivo principal é discutir e difundir informações sobre a saúde mental. “2020 foi um ano de provas, de desafios e de revelações em relação à Saúde Mental de todas as pessoas do mundo”, disse o criador da campanha.

você pode gostar também