‘Japonês da Federal’ é preso em Curitiba

Newton Ishii ficou conhecido como 'japonês da federal' ao escoltar presos e investigados da Operação Lava Jato. Foto: Dida Sampaio

O agente Newton Ishii, da Polícia Federal, foi preso nesta terça-feira (7), em Curitiba. Foi cumprido mandado expedido pela 4ª Vara Federal de Foz do Iguaçu (PR). Newton Ishii ficou conhecido como ‘japonês da federal’ ao escoltar presos e investigados da Operação Lava Jato.

O policial está detido na Superintendência da Polícia Federal na capital paranaense. Conforme informações do advogado do agente, Oswaldo de Mello Junior, Ishii foi condenado a quatro anos e dois meses, em 2003, por causa da Operação Sucuri, para apurar um esquema formado por agentes da PF e da Receita Federal que facilitava o contrabando de produtos ilegais na fronteira com o Paraguai em Foz do Iguaçu. O caso está sob segredo de Justiça.

Ishii já cumpriu quatro meses da pena, conforme o advogado, e isso será descontado da condenação total. Segundo ele, a prisão será cumprida em regime semiaberto.

Ishii responde a três processos derivados da Operação Sucuri, sendo um na esfera criminal, outro administrativo e um terceiro por improbidade administrativa.

você pode gostar também