-Publi-A-

Jecinaldo Vence no TSE e com isso pode haver mudanças na Câmara Municipal de Barreirinha

Foto: Reprodução.

O indígena da etnia Sateré Mawé, Jecinaldo Barbosa (PP) mais conhecido como Jecinaldo Sateré, venceu nesta segunda-feira (15) uma batalha judicial que durava mais de 10 anos e que causou o indeferimento da sua campanha em 2020. O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Tarcisio Vieira de Carvalho Neto relator do processo, deu ganho de causa ao indígena que inseriu recurso na instância federal buscando deferimento no pleito de 2020.

“Dou provimento ao recurso especial, com base no art.36 § 7º, do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral, para deferir o registro de candidatura de Jecinaldo Barbosa Cabral para o cargo de vereador do Município de Barreirinha/AM nas eleições de 2020”, relatou o Ministro Tarcisio Vieira.

Em entrevista exclusiva na tarde desta quarta-feira (17) ao programa Conexão Barreirinha da Rádio Ariramba 88,5 FM, Sateré disse que aguarda os próximos passos. “Agora, estou no aguardo do que a Justiça Eleitoral vai fazer, em breve devo ser comunicado para oficializar meus 402 votos. Fico muito feliz, pois, sofremos várias tentativas de fake news, mas graças a Deus pudemos provar que sempre agimos na legalidade”, contou.

Nova contagem de votos

Com a vitória adquirida por Jecinaldo Sateré na Justiça Eleitoral uma mudança pode ocorrer na Câmara Municipal de Barreirinha, o indígena obteve 402 votos, sendo o 9ª candidato mais votado no pleito.
Com a decisão do TSE, Sateré ocupa o cargo de 2ª suplente no partido Progressistas (PP). A validação desses votos pode deixar Mário Carneiro (PP) que obteve 419 votos, e é atual 1ª suplente do partido a um passo da Câmara Municipal devido às chances do PP obter mais uma cadeira no Poder Legislativo graças ao quociente partidário.
O Chefe do Cartório Eleitoral de Barreirinha, Iranildo Macedo comentou sobre o caso.

“Essa decisão ainda não voltou pra nós, mas quando chegar vamos fazer a recontagem de votos pelo sistema e o sistema vai dizer o que vai mudar”, disse Iranildo.

A entrada de mais um parlamentar do PP na Câmara Municipal de Barreirinha, pode realizar uma mudança de cadeiras no Legislativo. Nas eleições municipais de 2020 os Progressistas emplacaram três vereadores: Dedé Predreno (587 votos), Branco Conceição (521), Professor Renilson Marinho (513).

Niash dos Anjos/Barreirinha em Destaque

você pode gostar também