Notícias de Parintins o tempo todo!

Jogos Escolares do Amazonas começam hoje com a participação de 7,6 mil alunos-atletas

Hoje começam os Jogos Escolares do Amazonas (Jeas), que contarão com a participação de 7,6 mil alunos das escolas públicas, particulares e federais do Estado, nas 20 modalidades em disputa. Todos esses estudantes-atletas sonham com medalhas de ouro, pois os campeões da categoria Infantil disputarão os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em Curitiba (PR), de 12 a 21 de setembro. Já os vencedores da categoria Juvenil participam da mesma edição do torneio, em Brasília (DF), de 16 a 25 de novembro.

 

Atletismo
Quatorze atletas de Benjamin Constant (1.577km distante da capital) vieram a Manaus para as disputas no atletismo do Jeas. Jorge Luiz, 17, da Escola Estadual Imaculada Conceição, é um deles. “Viemos de barco para competir em Manaus, foram três dias e meio de viagem, mas foi divertido”, disse. Ele treina há quatro anos e sua especialidade no atletismo são os 3 mil metros rasos.

“Lá, não treinamos numa pista como essa da Vila Olímpica, eu corro na rua, mas também temos uma área de 400 metros, assim como na pista, num Centro de Convivência dos Idosos, que utilizamos para treinar”, explica Jorge, que tem como técnico o próprio pai, Raimundo Carneiro.  “Treino sozinho, com a orientação dele”, disse Jorge.

 Esta será a primeira participação de Jorge nos Jea’s, que veio com os sonhos depositados nos seus pés. “Vou ver se eu consigo o índice dos atletas de Manaus para ver se eu posso ficar aqui na Vila”, disse o jovem atleta, que acredita que vai evoluir no esporte se treinar em Manaus, e está confiante para a competição. “Lá, treino num percurso com subida, e aqui é reto, posso diminuir a minha marca. Durante a prova, vou tentar sempre acompanhar os primeiros colocados”, afirma ele.

Um salto para a vitória


Renata Araújo, 16, da Escola Estadual Waldock Frick de Lira – 3º CMPM, mora em Manaus, e vai disputar os Jeas no salto triplo. Campeã do ano passado, ela é a favorita na sua prova, tanto que afirma estar focada para os Jogos Escolares da Juventude, que serão em Brasília, no mês de novembro.

“Já estou pensando na etapa nacional. Ano passado fiquei em oitavo, fui para a final lá, e considerei um resultado bom para quem estava competindo pela primeira vez no salto triplo”, disse Renata, que antes competia salto em distância. “Mudei de prova, então passei a treinar mais forte para chegar adaptada aos campeonatos importantes como os Jogos Escolares e o Norte-Nordeste”, disse Renata, que treina na Vila, com a professora Marleide Borges.

A atleta, que hoje é um dos destaques do Amazonas, começou no atletismo por uma razão curiosa. “Ia ter uma corrida na minha escola, e eu queria participar porque o prêmio era uma bicicleta, e eu não tinha uma. Competi, não ganhei, então resolvi entrar no atletismo para poder ganhar na próxima, e deu certo, no outro ano, ganhei, e não parei mais de treinar (risos)”, conta Renata.

Por Jéssica Santos / AC

você pode gostar também