Jornalistas parintinenses lançam livro “Jornalismo e Crítica de Mídia na Amazônia”

Jornalistas parintinenses lançam livro “Jornalismo e Crítica de Mídia na Amazônia”.Fotos: Mayara Carneiro

O livro traz uma série de artigos que analisam diversas mídias impressas da Amazônia

Mayara Carneiro | Parintins Amazonas

Parintins (Am) – O Auditório do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), Campus Parintins, foi palco na noite desta terça-feira, 12 de julho, do lançamento do livro “Jornalismo e Crítica de Mídia na Amazônia”, de autoria de jornalistas parintinenses. O evento, aberto ao público, contou com a participação do Diretor do ICSEZ José Luiz; do artista Augusto Simões, responsável pela ilustração da capa; de familiares e amigos dos autores; da comunidade acadêmica e da imprensa local.

A obra foi organizada pelo Professor Doutor Rafael Bellan e pela jornalista Yasmin Gatto e é fruto de produções científicas dos jornalistas Ana Caroline Albuquerque, Hanne Assimen, Jessica Santos, Karine Nunes, Kethleen Rebêlo, Phelipe Reis e Tuanny Dutra. O livro traz uma série de artigos que analisam diversas mídias impressas da Amazônia.

Para José Luiz, Diretor do ICSEZ, a respectiva obra é motivo de orgulho para a Universidade Federal do Amazonas, Campus Parintins. “Sabemos que não é fácil escrever e não é fácil publicar um livro. Por isso, nós temos orgulho do trabalho desses jornalistas, pois nos direciona ao incentivo à pesquisa e a importância da publicação de trabalhos científicos feitos na academia”, frisou.

A professora Elizandra Garcia destacou a importância da produção e divulgação dos conhecimentos adquiridos na academia. “Parabenizo o trabalho dessas pessoas que estão comprometidas com um jornalismo transparente e com a melhoria da qualidade de vida da população parintinense. Precisamos incentivar ainda mais essas produções”, afirmou Elizandra.

As jornalistas e autoras da obra Ana Caroline Albuquerque, Jessica Santos, Karine Nunes e Kethleen Rebêlo detalharam seus trabalhos e falaram das dificuldades enfrentadas na produção do livro “Jornalismo e Crítica de Mídia na Amazônia”. Elas também ressaltaram a importância do conteúdo da obra para a população parintinense.

Em nome dos autores, a jornalista Karine Nunes agradeceu a confiança do Professor Doutor Rafael Bellan com as respectivas produções científicas, isso porque os autores ainda eram alunos da UFAM quando iniciaram os trabalhos. A jornalista Ana Caroline Albuquerque enfatizou que a obra pretende transformar a realidade da Ilha Tupinambarana, ao propor uma reflexão em torno do jornalismo enquanto um produtor de sentido.

Para Jessica Santos, os nove artigos que compõem a obra têm a finalidade de incitar críticas que se fazem cada vez mais necessárias no jornalismo em Parintins. A jornalista Kethleen Rebêlo enalteceu que os conteúdos do livro “Jornalismo e Crítica de Mídia na Amazônia” são de fácil compreensão e permitem o entendimento dos fundamentos básicos dos bastidores dos veículos de comunicação com base na perspectiva crítica.

De acordo com o professor Rafael Bellan, o livro “Jornalismo e Crítica de Mídia na Amazônia” convida o leitor a mergulhar nas entrelinhas das notícias, em que as análises se apoiam em teorias contra-hegemônicas e questionadoras. Segundo Yasmin Gatto, a obra proporciona ao leitor um rico conhecimento sobre as peculiaridades do jornalismo regional e das conjecturas dessa prática social.

Para os amantes de leitura, a obra está disponível na Biblioteca da Universidade Federal do Amazonas. Aos interessados em adquirir a obra, entrar em contato com os números 992281735 e 991927702.

você pode gostar também