Jovem de Roraima produz miniaturas de dinossauros para venda: ‘Acho impressionante a história dessas criaturas’

 

Os dinossauros podem ter existido na época pré-histórica, mas, continuam fascinando pessoas e colecionando fãs ao redor do mundo. Com a estreia do filme “Jurassic World: Domínio”, nesta quinta-feira (2), é mais fácil encontrar admiradores dos temidos répteis que dominaram o planeta por mais de 160 milhões de anos, como o jovem Elias Silva Coelho, de 26 anos. Ele transformou a curiosidade em arte e produz artesanalmente miniaturas dos animais.

Fã declarado da saga criada por Steven Spielberg e amante do artesanato, Elias decidiu unir as duas paixões e produzir esculturas de velociraptors, um dos temíveis predadores pré-históricos da franquia Jurassic Park.

O trabalho é feito em resina. Elias já vendeu três peças e preparou uma surpresa “em tamanho real” para que for assistir o filme no Cine Super K, no Centro de Boa Vista.

Artesão Elias Silva Coelho, de 26 anos — Foto: Arquivo pessoal
Artesão Elias Silva Coelho, de 26 anos — Foto: Arquivo pessoal

 

O interesse do jovem artesão por esses animais e também pela arte surgiu ainda na infância, quando o jovem ganhou seu primeiro brinquedo, um dinossauro. Mas, foi no Exército Brasileiro, quando ele serviu por oito anos, que a criatividade foi aguçada e aprimorada.

“Desde criança fazia alguns brinquedos. Sempre gostei de animais e a vida pré-histórica, pois foi meu primeiro brinquedo. Quando entrei nas forças armadas, em 2014, fui tomando mais gosto pela arte”, explicou.

 
Velociraptor feito por Elias, em Boa Vista — Foto: Elias Silva/Arquivo pessoal
Velociraptor feito por Elias, em Boa Vista — Foto: Elias Silva/Arquivo pessoal

 

Extintos há 65 milhões de anos, os dinossauros se tornaram inspiração para filmes como “Domínio”, o que encerra a trilogia Jurassic World, e isso fascina o artesão.

 

“Sou muito fã. Acho impressionante a história dessas criaturas que dominaram no passado.Tudo é surpreendente, os efeitos visuais e a história”.

 

“Estou muito ansioso, vai ser um ótimo filme”, diz ele, sobre a estreia desta quinta.

Elias conta que, ao produzir as peças, tenta fazer com que as pessoas em Boa Vista possam apreciar um pouco da história reproduzida no realismo das produções visuais dos filmes.

Fóssil de dinossauro produzido pelo artesão — Foto: Elias Silva/Arquivo pessoal
Fóssil de dinossauro produzido pelo artesão — Foto: Elias Silva/Arquivo pessoal

 

 

“É um projeto antigo que sempre tive vontade de ter, sempre vi na internet, na televisão. Lugares onde tem parques temáticos, replicas de fósseis. Quis criar algo que as pessoas pudessem apreciar aqui na cidade também”, disse. Cada peça de velociraptor custa até R$ 150.

“Domínio” é o filme que encerra a trilogia Jurassic World. A franquia sucedeu outra trilogia, que começou em 1993 com “Jurassic Park – Parque dos Dinossauros”, de Steven Spielberg.

Miniatura de velociraptor — Foto: Elias Silva/Arquivo pessoal
Miniatura de velociraptor — Foto: Elias Silva/Arquivo pessoal

 

Arte como fonte de renda

 

Elias lembra que serviu no 10° Grupo de Artilharia e Campanha de Selva (GAC Sl), em Boa Vista durante oito anos. Lá, um comandante observou o trabalho e lhe propôs um desafio: fazer duas onças pintadas em tamanho real.

 

“[Ele] propôs um desafio de fazer uma onça de tamanho real em fibra de vidro e resina, e outra em cimento. Já fiz três onças lá desde então”, disse.

Elias ao lado da escultura de onça pintada que produziu  — Foto: Elias Silva/Arquivo pessoal
Elias ao lado da escultura de onça pintada que produziu — Foto: Elias Silva/Arquivo pessoal

 

Após o desafio, Elias não parou mais e a habilidade que desenvolveu é sua fonte de renda atual. O jovem produz e comercializa as artes variadas de personagens de filmes, animais, bustos e até fósseis de dinossauros.

Escultura de fóssil de dinossauro.  — Foto: Elias Silva/Arquivo pessoal
Escultura de fóssil de dinossauro. — Foto: Elias Silva/Arquivo pessoal

Quem pensa que a produção das esculturas é fácil, está enganado. Na confecção, o artesão precisa fazer modelagem em argila, detalhamento e postura dos objetos. O trabalho de produção demora cerca de uma semana dependendo do tamanho de cada peça.

“Depois de modelado, tiro um molde em silicone e posso replicar [a peça] quantas vezes for preciso. Nesses últimos dias, para o filme, faço até duas peças por dia”, ressaltou.

Elias Silva produzindo um velociraptor. — Foto: Elias Silva/Arquivo pessoal
Elias Silva produzindo um velociraptor. — Foto: Elias Silva/Arquivo pessoal

 

Além dis lociraptor. — Foto: Elias Silva/Arquivo pessoal so, Elias garante que quem for assistir ao filme no Cine Super K, no Centro de Boa Vista, vai se surpreender. “Acredito que irão gostar da surpresa que preparei em tamanho real”, diz ele, sem dar muitos detalhes sobre a novidade.

 

As esculturas já estão disponíveis para encomendas e o cliente escolhe o tipo de base e terreno em que o velociraptor ficará. Elas podem ser encomendados pelo número (95) 99167-2680.

 

Jurassic World

 

'Jurassic World Domínio' estreia nesta quinta-feira (2). — Foto: Reprodução
‘Jurassic World Domínio’ estreia nesta quinta-feira (2). — Foto: Reprodução

 

A produção do filme chegou a ser interrompida. Em outubro de 2020, as filmagens foram paradas por duas semanas depois que algumas pessoas no set de filmagem foram diagnosticadas com Covid-19. Agora, o filme que encerra a trilogia Jurassic World.

A franquia sucedeu outra trilogia, que começou em 1993 com “Jurassic Park – Parque dos Dinossauros”, de Steven Spielberg. Quase 30 anos depois, o sexto filme vem para se despedir.

 

Jurassic Park.  — Foto: Divulgação
Jurassic Park. — Foto: Divulgação

 

No novo longa, nem Nova York escapa. Em “Domínio”, a população tem que aprender a conviver com os dinossauros. Então o filme põe em discussão: o que é mais perigoso para o futuro da humanidade? Os animais pré-históricos ou a ambição selvagem das pessoas?

“Domínio” também traz de volta parte do elenco original. As duas gerações contracenam juntas o tempo todo.

O doutor Ian Malcolm, personagem de Jeff Goldblum, finalmente matou a saudade dos colegas Alan Grant, o arqueólogo vivido por Sam Neil, e Ellie Sattler, a paleobotânica interpretada por Laura Dern.

 
Em 'Jurassic World Domínio', trio formado por Laura Dern como Dra. Ellie Sattler, Sam Neill como Alan Grant e Jeff Goldblum retorna à franquia. — Foto: Reprodução
Em ‘Jurassic World Domínio’, trio formado por Laura Dern como Dra. Ellie Sattler, Sam Neill como Alan Grant e Jeff Goldblum retorna à franquia. — Foto: Reprodução

 

Discóbolo Míron feito por Elias Silva. — Foto: Elias Silva/Arquivo pessoal
Discóbolo Míron feito por Elias Silva. — Foto: Elias Silva/Arquivo pessoal

 

 
Jovem também produz bustos, em Boa Vista.  — Foto: Arquivo pessoal
Jovem também produz bustos, em Boa Vista. — Foto: Arquivo pessoal

 

     Com informações do g1

 

você pode gostar também