LEGADO DE AYRTON SENNA EM MÔNACO É TEMA DO WIKIPOD DESTA SEMANA

Na semana em que a morte do piloto completa 26 anos, podcast comandado por Felipe Solari contará a trajetória de Senna no circuito mais icônico da F1 e o legado que ele deixou ao esporte

Abril de 2020 – Ayrton Senna é inquestionavelmente um dos maiores ídolos do esporte brasileiro e nome eterno no automobilismo mundial. 26 anos após sua trágica morte em Ímola, na Itália, o Wikipod lembrará o legado desse grande piloto na mais emblemática prova da Fórmula 1, o GP de Mônaco.

O “Rei de Mônaco” iniciou sua jornada no circuito em 1984, seu ano de egresso na categoria, em uma prova que é lembrada como uma das mais emocionantes na história da F1. Largando na 13ª posição e correndo sob muita chuva, Senna estarreceu o mundo automobilístico com suas ultrapassagens ousadas e estilo agressivo de dirigir. Quando já ocupava a segunda colocação e se preparava para atacar o líder Alan Prost, a direção da prova encerrou a corrida, alegando que a pista não tinha condições seguras de pilotagem.

Esse episódio, apontado por muitos especialistas da categoria como uma intervenção feita para impedir a vitória de Senna, é a origem da rivalidade mais acirrada da F1 e dos embates do piloto brasileiro com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Era também o início de sua hegemonia na pista – das 10 vezes em que ali correu, ele ganhou seis provas e subiu ao pódio em outras duas – e deu origem ao axioma de que, quando chovia, ninguém parava Senna.

Além dos causos da pista e dos pit-stops, o podcast contará também outras curiosidades sobre a presença de Senna em Mônaco, como o banho de champanhe que ele deu na família real em sua primeira vitória, a vez em que venceu a corrida com duas marchas quebradas e a aclamação pelos adversários quando superou Graham Hill como maior vencedor desta prova.

Principal responsável pela popularização do automobilismo no Brasil, atleta de posicionamentos fortes e trajetória magistral, Senna se credenciou para a eternidade, como um ícone na história do automobilismo e do esporte.

Apresentado por Felipe Solari e produzido pela Pod360, o Wikipod vai ao ar todas as quintas-feiras. Para acompanhar esses e futuros episódios, basta acessar qualquer plataforma de streaming de áudio.

você pode gostar também