Legislativo Parintinense celebra os 35 anos da Escola Estadual Senador João Bosco

Ao longo dessas três décadas, a instituição forma cidadãos e proporciona uma educação de qualidade a toda a sociedade parintinense

Neste dia 20 de maio a Câmara Municipal de Parintins realizou uma Sessão Solene em comemoração aos 35 anos de fundação da Escola Estadual Senador João Bosco. Ao longo dessas três décadas, a instituição forma cidadãos e proporciona uma educação de qualidade a toda a sociedade parintinense.

A solenidade foi comandada pela Presidente da Câmara Karine Brito (PHS) e contou com a participação dos vereadores Maildson Fonseca (PSDB), Nelson Campos (PRTB) e Rildo Maia (PMDB); do 1º Sargento Alexssandro, representando a Capitania dos Portos; de professores, alunos e funcionários da Escola João Bosco.

No início da Sessão Solene o Coral da Escola Estadual Senador João Bosco entoou o Hino do Brasil e o Hino da instituição. Eles emocionaram o público presente com a participação de alunos intérpretes de Libras.

Ao representar o corpo discente da escola, o aluno Fernando de Oliveira Dias Neto ressaltou a importância da atuação dos professores no processo educacional dos alunos, classificando-os de agentes do saber e da reflexão. “Finalizo dizendo que aprender é a única coisa de que a mente não se cansa, não tem medo e nunca se arrepende”, frisou.

A ex-aluna Maria de Lourdes Ferreira, Assistente Social e representante da SEDUC, afirmou estar lisonjeada por representar os ex-alunos da Escola João Bosco. Ela agradeceu a direção da escola, os professores e os funcionários por alcançarem frutos, índices e resultados qualitativos diante de lutas educacionais.

O Professor David Xavier, Diretor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), agradeceu os ensinamentos e conhecimentos recebidos nesta instituição de ensino, os quais contribuíram significativamente com seu crescimento intelectual e profissional. “A Escola Estadual Senador João Bosco mora no meu coração ao ponto da minha filha estudar lá, assim como está previsto para os demais também. Isso devido à formação que eu recebi”, afirmou.

O Professor Venício Garcia, Gestor da Escola, enfatizou que dirigir esta instituição de ensino é como comandar uma família, pelo comprometimento com a relação disciplinar e afetiva entre todos. Segundo ele, cada professor, funcionário e aluno da escola tem o empenho de desenvolver seus papéis e contribuir no crescimento do educandário.

A Presidente da Câmara Karine Brito entregou uma Placa Comemorativa para a direção, professores, funcionários e alunos da Escola Estadual Senador João Bosco por contribuir com a educação no município de Parintins. “Agradecemos a todos por contribuir com o futuro dos nossos parintinenses, educando o nosso povo”, disse.

O vereador Rildo Maia frisou ter orgulho da Escola Estadual Senador João Bosco, por fortalecer a educação parintinense. O vereador Nelson Campos disse que esse momento de festa e alegria se dá pela importância desse estabelecimento de ensino para a educação e crescimento pessoal e intelectual dos cidadãos parintinenses.

Para o vereador Maildson Fonseca, autor da propositura, é fundamental homenagear e reconhecer os trabalhos desenvolvidos por esta escola, a qual já faz parte da história da vida da população. “Com autonomia e responsabilidade, a escola completa 35 anos de função e educação, proporcionando uma educação de qualidade a toda sociedade parintinense. Falar da Escola João Bosco é ter orgulho no peito em poder fazer parte dessa história, porque é uma escola de luta, que forma alunos também na parte social. É falar de uma equipe de professores campeões, de pedagogos, de vigias, de merendeiras e serviços gerais campeões. Não me alongando muito, mas tinha a certeza de que quando apresentasse essa propositura eu sabia que seria aprovada por unanimidade, porque reconhecem a grandeza de todos os que fazem parte dessa família”, enalteceu.

Histórico da Escola:

A Escola Senador João Bosco está localizada na Avenida Nações Unidas, nº 1903, e foi inaugurada no dia 23 de maio de 1980 e oficialmente criada pelo Decreto Estadual nº 6.047 de 21 de dezembro de 1981 com o nome Escola de 1º Grau Senador João Bosco, fruto de recursos vindos da SEDUC, SUPAM e Prefeitura Municipal de Parintins. O nome da escola resulta de uma justa homenagem ao Senador João Bosco Ramos de Lima, como forma de perpetuar a figura humana e amiga do povo de Parintins que muito realizou em esforço em prol da educação e da cultura.

A Escola Senador João Bosco teve como primeira gestora a professora Maria de Nazaré Souza de Jesus, sendo sucedida pela professora Ítala Gama da Costa, pela professora Ana Ester de Lima Paulino e atualmente desde o mês de julho de 2012 a escola possui como gestor o professor Venício Conceição Souza Garcia. No período de 1981 a 1998 a escola trabalhou com o Ensino Fundamental e Médio e a partir de 1999 passou a trabalhar somente com o Ensino Médio.

De 2008 a 2012 a escola implantou o projeto piloto de Ensino Médio aumentando o tempo de permanência diária dos alunos na escola para atendimento de acordo com as necessidades diagnósticas dos professores. A escola trabalha a interdisciplinaridade considerando o currículo integrado por meio do Programa de Ensino Médio Inovador (PROEMI).

Neste ano de 2016 a escola conta com 619 alunos matriculados, distribuídos nos turnos matutino e vespertino; 28 professores; uma pedagoga; uma secretária; uma funcionária administrativa; 11 funcionários de apoio: serviços gerais, vigias e merendeiras. A escola tem como missão a busca de uma educação com igualdade, respeitando a diferença, objetivando a construção da cidadania, com autonomia e responsabilidade, e tem como lema: “A educação pelo prazer de fazer bem feito”.

Reportagem: Mayara Carneiro e Karine Nunes

você pode gostar também