Letreiro da cidade: Artista cria monumento “Eu Amo Parintins”

Eldiney Alcântara | 24 Horas

[email protected] 

A exemplos de diversas cidades turísticas no Brasil e no mundo, Parintins vai ganhar um letreiro com a frase “Eu Amo Parintins” com arte estilizada na cultura parintinense. A obra é criada pelo artista Miguel Carneiro e é executada no porto da cidade com previsão de inauguração até o final de abril.

Sete pessoas dão forma à escultura que, além das letras, terá um coração, estrela e os bois Garantido e Caprichoso. O monumento terá 11 metros de comprimento e 3,5 metros de altura. Uma estrutura de ferro modelada em concreto. Desde dezembro de 2020 o trabalho é realizado e chega à fase final esse mês. O projeto é beneficiado pela Lei Aldir Blanc de incentivo à cultura do governo federal.

“O objetivo do projeto foi instalar na cidade de Parintins um espaço de apreciação para população, um espaço que a população pudesse ver o amor e Parintins ter esse gesto de homenagem a tudo aquilo que nós sentimos pela cidade”, disse Miguel, apontando para sua dedicatória para a cidade que é considerada uma “Terra de Artistas”.

Segundo Miguel, a área do porto de Parintins será toda ornada por arte, uma vez que, além do letreiro, também vai receber esculturas e pinturas frutos de dois outros projetos dele. Para o parintinense, é preciso deixar a cidade mais artística e valorizar o artista parintinense. “A importância da arte em si, em Parintins, classificar produções artísticas que são feitas mundialmente e trazer um pouco dessa arquitetura moderna para Parintins. A arte precisa ser muito mais valorizada na cidade. Muito mais além do que a própria cultura. Quando a gente incrementa esculturas na cidade, esse projeto arquitetônico das esculturas no porto da cidade, a gente está, não só embelezando a cidade, o espaço do porto, mas a gente está colocando na mente das pessoas a mentalidade que a gente precisa valorizar a própria arte”, ressaltou.

Além do projeto do letreiro, Miguel Carneiro também conseguiu aprovar mais três obras junto à Lei Aldir Blanc, que são executados simultaneamente na cidade. São elas: Muralismo em Parintins, Monumentos Artísticos em Parintins e Estamparia Artesanal – oficina de pintura para adolescentes.

você pode gostar também