Lideranças Sateré-Mawé de Barreirinha firmam apoio a Glenio e Ridson

Foto: Divulgação

Barreirinha (AM) – Tuxauas e lideranças indígenas das aldeias do baixo, médio e alto Rio Andirá aderiram ao candidato a reeleição pela Prefeitura de Barreirinha, Glenio Seixas (MDB), e candidato a vice-prefeito, Ridson Barbosa (Progressistas). A definição de apoio ocorreu em encontro realizado na Escola Indígena São Pedro, área indígena Sateré-Mawé, o candidato a reeleição em Barreirinha, no sábado (03).

Glenio e Ridson ouviram anseios dos indígenas e debateram propostas para o povo indígena do Rio Andirá. A ocasião foi importante para as lideranças exporem as demandas de cada localidade indígena. Uma das demandas coletivas requeridas foi a efetivação da barreira epidemiológica que protegeu a população Sateré-Mawé contra a proliferação do novo coronavírus.
No período mais crítico da pandemia da Covid-19, a iniciativa da Prefeitura de Barreirinha barrou a entrada de narcóticos, bebidas alcoólicas, e de exploradores clandestinos de recursos naturais na Terra Indígena Andirá-Marau.
O tuxaua da aldeia Boa Visita, Valmir Araújo, expressou satisfação ao dialogar sobre a atuação de Seixas nas terras indígenas. “Isso é uma conquista para o povo da área indígena que necessitava dessa assistência dada pelo prefeito. Confio nele e quero que continue trabalhando pelo povo”, concluiu.
Um dos feitos importantes realizado pela gestão de Glenio Seixas dentro da área indígena foi a construção de várias escolas, inclusive  está sendo construída uma na última comunidade pertencente a Barreirinha, aldeia Conceição, além de reforma e ampliação de prédios escolares.
você pode gostar também