Livro conta a história de sucesso e fracasso do futebol parintinense

Da Redação | Parintins 24 Horas

[email protected]

As vendas começaram via telefone do autor (92995224530), e por meio do facebook, José Caldeira Alves Brilhante. Cada exemplar custa 30 reais, para adquirir não somente um livro, mas a história de um futebol que já brilhou tanto no passado, com seus grandes craques e clássicos.

O jovem autor, é formado em Jornalismo pela Unversidade Federal do Amazonas (Ufam) e, grande parte da obra foi desenvolvida para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Mas, diferentemente dos TCCs puramente acadêmicos, o livro intitulado Futebol Parintinense: do Sucesso ao Fracasso foi pensado para os leitores comuns. A leitura é acessível a qualquer um.

“Desde da sua priori foi pensado em conceito, design e escrita que atingisse todas as classes sociais. Uma lição que aprendi no curso de comunicação. Nada de leitura rebuscada. É um livro prazeroso de se ler” relata o autor.

A pesquisa durou exaustivo 2 anos, consultando arquivos, registros fotográficos e entrevistando mais de trinta jogadores, ex-jornalistas, ex-dirigentes, e torcedores fanáticos que ainda resistem, apesar da situação que se encontra o futebol local, com muita dificuldade de se reerguer.

A ideia do livro surgiu devido a uma reportagem escrita. E dentro desse assunto José Brilhante, percebeu que a história não caberia somente em duas páginas.

Em relação ao ganho cultural para a cidade e para si mesmo, José (autor) relata: “O ganho é muito significativo para cidade, porque nada se escreveu sobre o assunto abordado. Muito do passado de Parintins, perpassa pelo futebol, e tudo isso estava sendo perdido nas memorias que que se foram e dos que ainda estão vivos. É um material inédito que eternizou as narrativas do esporte em Parintins. Em relação ao meu ganho, sou jornalista recém formado e, esse trabalho com certeza irá impulsionar minha carreira”.

A obra faz uma breve rememoração da Parintins do passado e dos grandes jogos e clássicos que correram do estádio Tupy Cantanhede, palco futebolístico da cidade. Lembra também das vindas de Mané Garrincha à ilha em 1973, do e Botafogo em 1987 e do Flamengo do Rio de Janeiro em 1990.

No decorrer, mostra comportamentos dos atletas, fatos pitorescos envolvendo torcedores, como eram pagos, influência da imprensa, competições e consequências que levaram a degradação do futebol na cidade.

A venda está sendo feita via whatsapp, ligação e Facebook do autor. Os interessados entram em contato com José Caldeira Alves Brilhante e encomendada o seu exemplar. Se morar fora de Parintins ou do estado do Amazonas, o escritor enviará via correio, com taxa de entrega.

Apesar do começo das vendas, o lançamento está sendo conversado com a Ufam, para ser realizada na instituição no começo do mês de outubro, onde toda a imprensa e interessados na obra compareceram para prestigiar.

você pode gostar também