Lixo jogado em bueiros causa entupimento e alagações em áreas baixas de Parintins

O lixo despejado nas ruas e locais impróprios que acabam entupindo bueiros são a principal causa para a alagação de áreas baixas de Parintins. A constatação é da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil. Nesta quarta-feira (27) foi retirada uma expressiva quantidade de lixo de encanamentos no Itaúna I, próximo à Lagoa Azul.

A ação foi realizada no bueiro da rua Nossa Senhora das Graças, área que ficou alagada devido às fortes chuvas na cidade. Além do grande volume de água, bueiros entupidos de lixo acabaram dificultando o escoamento da água.

“Estamos com várias ações de limpeza e desobstrução de bueiros em toda a cidade, principalmente nas áreas que foram afetadas pela forte chuva. São muitas demandas e estamos preocupados em atender todas as áreas. Mas precisamos contar com a conscientização da população, uma vez que um dos fortes fatores para as alagações é o lixo entupindo os bueiros e impedindo a água de escoar”, explica o secretário da SEMOSP, Albano Albuquerque.

A equipe operacional da SEMOSP desobstruiu o bueiro e chegou a armazenar 12 sacolas grandes de lixo contendo, na grande maioria, garrafas pet, além de madeira, isopor, fraldas descartáveis, sacolas plásticas e demais resíduos sólidos que não deveriam estar ali.

“Retiramos uma grande quantidade de lixo. Um material que não devia ser jogado nas ruas ou nos bueiros. Isso causa problema para os próprios moradores, já que entope o bueiro e casas essas alagações”, afirmou o coordenador de limpeza pública, Marcos Rios.

A Lei Municipal 680/2017 estabelece que a Secretaria de Obras faz o monitoramento com apoio tanto da Secretaria de Meio Ambiente (SEDEMA), como também do Setor de Terras e Arrecadação. A legislação também aponta multa para crime ambiental, em especial, sanção às pessoas que depositam entulhos de quintal ou qualquer resíduos sólidos de forma irregular.

Na tentativa de conscietizar a população quanto ao tratamento adequando do lixo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza campanhas educativas, implementação e instalação de placas de advertência, fiscalização, realização de panfletagem e demais ações para evitar que áreas públicas tornem-se lixeiras viciadas.

você pode gostar também
..