-Publi-A-

Maloca de Fazeres: artista parintinense cria projeto aliando arte à sustentabilidade

Eldiney Alcântara | 24 Horas

[email protected]

Fazer arte com um toque refinado de preservação do meio ambiente. Essa é a ideia do artista parintinense Paulo Rojas ao criar o projeto “Maloca de Fazeres”. O projeto é contemplada pela Lei Aldir Blanc é tem como objetivo “conscientizar as pessoas de que a sustentabilidade é a única saída para o planeta mais limpo”. Ele confecciona roupas estilosas com materiais reciclados.

Paulo Rojas é conhecido no mundo do Boi-Bumbá através de seus figurinos de itens individuais femininos. Ele prepara um desfile de moda que tem como peça principal a sustentabilidade. Serão produzidos 15 looks (peças sustentáveis), tendo como matéria-prima
produtos descartados pela natureza como sementes, fibras, raízes, cascas, palhas e também material de borracharia (câmara de pneu de moto, etc.).

O artista usa peças adquiridas em brechós, de segunda mão. O projeto também contempla duas esculturas feitas com ferragem, lixo de oficinas mecânicas e peças de automóveis. Para Paulo Rojas, a arte será feita com reciclagem e criatividade. “Minimizando perdas, usando tecidos de menor impacto ambiental e usando a reciclagem da matéria-prima. Transformando peça de segunda mão, peças de brechó, aumentando a vida útil assim de cada peça. E dando um fim ao produto pra aqueles que querem apostar na sustentabilidade dentro do sistema da moda”, explica.

Num primeiro ensaio, Rojas apresentou um traje vestido pela sinhazinha do Caprichoso, Valentina Cid.O resultado final do projeto será apresentado no final do ano, entre novembro e dezembro (data a ser definida). Segundo o artista, será feita uma apresentação presencial dos trajes produzidos. Três locais são apontados para o desfile: o saguão do Liceu de Artes e Ofício Cláudio Santoro, o Mercado Municipal ou a Praça da Liberdade.

Foto: Adailton Barros

você pode gostar também