Manaus inicia vacinação de pessoas sem doenças preexistentes a partir desta quarta-feira (2)

A secretária de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe, anunciou o início da vacinação contra a Covid-19 para pessoas de idade sem doenças preexistentes nesta terça-feira (1º). Segundo o órgão, a imunização começa a partir de quarta-feira (2) e deve acontecer em ordem decrescente de idade, de acordo com as faixas etárias divulgadas em um calendário semanal.

Para o primeiro dia de vacinação do novo grupo, as vacinas serão destinadas para pessoas de 59 e 58 anos. Na quinta-feira (3), as pessoas a serem imunizadas serão de 57 e 56 anos e, na sexta-feira (4), será a vez de pessoas de 55 anos (Veja o calendário abaixo).

Fraxe explicou ainda que a vacinação deste público deve acontecer de maneira escalonada, seguindo um calendário que deve ser divulgado pela Semsa semanalmente. Segundo a secretária, a aplicação das demais faixas etárias dependerá do recebimento de novas remessas de doses de vacina.

Manaus vai vacinar pessoas a partir de 59 anos sem doenças preexistentes — Foto: Divulgação
Manaus vai vacinar pessoas a partir de 59 anos sem doenças preexistentes — Foto: Divulgação

“Estamos cumprindo o plano. Tudo que nós temos feito é dentro do Plano Nacional de Imunização. Nos foi dada a orientação pelo Ministério da Saúde que a partir do momento que a procura diminuísse, os estados e municípios poderiam encontrar estratégias para que avançássemos nos demais grupos prioritários”, explicou Fraxe.

Confira o calendário semanal de vacinação deste grupo:

 

  • Quarta-feira (2): 59 e 58 anos
  • Quinta-feira (3): 57 e 56 anos
  • Sexta-feira (4): 55 anos

 

Pontos de vacinação

 

Durante o anúncio, a secretária informou que o posto de vacinação localizado no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, será destinado para vacinação de grávidas e puérperas e também para pais de crianças com deficiências.

A secretária informou também que a Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), será um posto de vacinação destinado para as pessoas dos grupos de vacinação anteriores que não compareceram em seus períodos de imunização.

  • Supermercado Coema – Av. Torquato Tapajós, 5890, Novo Israel
  • Centro Cultural dos Povos da Amazônia – Avenida Silves, 2.222- Crespo
  • Estacionamento da Universidade Paulista (Unip) (Avenida Mário Ypiranga, 3.490 – Parque Dez de Novembro)
  • Clube do Trabalhador do Sesi-AM – Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1
  • Balneário do Sesc/AM – Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto
  • Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo) – Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste
  • Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola – Rua Gandu, 119, Cidade Nova Para grávidas, puérperas e pais de crianças com deficiências.
  • Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizada no bairro Adrianópolis, zona Sul, para pessoas dos grupos anteriores que ainda não foram vacinadas.

 

Documentação necessária

 

Para a imunização do grupo, a secretária informou que a pessoa que será vacinada deve comparecer aos postos de vacinação com os documentos de identidade e CPF, além de um comprovante de residência.

A apresentação de um comprovante de residência, segundo ela, servirá para comprovar que a pessoa que será vacinada realmente mora em Manaus.

você pode gostar também