Marinha comunica interdição do porto de Parintins para embarcações por segurança

Desde domingo (10), por questões de segurança, o Terminal Hidroviário de Parintins está interditado para operações das embarcações regionais, com embarque e desembarque de cargas e passageiros. A interdição foi comunicada pela Marinha do Brasil, por meio do Comando do 9° Distrito Naval, nesta segunda-feira, (11).

O agente fluvial de Parintins, Capitão-Tenente da Marinha do Brasil, José Carlos de Sá, já havia informado a adoção da medida de interdição. O administrador do porto de Parintins, Cristian Lima, declarou que uma colisão do ferry boat São Bartolomeu causou rompimento dos olhais entre duas balsas da estrutura naval, na madrugada de domingo.

Em nota à imprensa, a Marinha do Brasil explicou o motivo da interdição. “Em virtude do rompimento de dois elos, de um total de quatro, que ligam as balsas da estrutura flutuante. A Agência Fluvial de Parintins, Autoridade Marítima na região, determinou, imediatamente, a saída de todas as embarcações do Porto, visando à segurança da navegação e à salvaguarda da vida humana”.

Rompimento de elos entre primeira e segunda balsa da estrutura naval motivou interdição para reparo técnico.

A Marinha do Brasil também reitera que não está permitida a atracação de nenhuma embarcação e a circulação de pessoas e veículos sobre a estrutura flutuante. “A Autoridade Portuária (Administração do terminal) foi notificada e deverá providenciar o reparo e a contratação de vistoria por um engenheiro da empresa certificadora responsável pelo Porto”, esclarece.

A fim de minimizar os impactos da interdição, a Agência de Parintins solicitou que a administração do Porto estabeleça uma forma alternativa para atracação das embarcações. Um inquérito será instaurado para apurar as causas, consequências e responsabilidades do fato.

O Terminal Hidroviário de Parintins é administrado pela Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (Ahimoc), subordinada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão vinculado ao Ministério dos Transportes.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Marinha do Brasil

Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here