-Publi-A-

Meio século da RCC: Congresso Estadual começa hoje no Amazon River

A cantora do ministério Aliança, Olívia Ferreira, estará presente no congresso. Foto: Reprodução Internet

O movimento tem como marco inicial um retiro realizado por jovens universitários nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 1967 na cidade de Duquesne, nos Estados Unidos

Gabriel Ferreira | 24 horas

[email protected]

Parintins (AM) – O jubileu de Ouro será comemorado na cidade de Parintins (localizada a 369 km de Manaus). De 28 a 30 de Julho ocorre o congresso estadual no auditório do hotel Amazon River, com a presença da coordenadora nacional do movimento católico Kátia Zavaris, a coordenadora estadual Vânia Trindade, e o teólogo e professor da PUC (São Paulo), João Cláudio Rufino.

Um dos responsáveis pela organização do evento Edcarlos Carneiro comentou sobre os preparativos para o evento. “A expectativa é muito boa, pois foi aqui em Parintins que a renovação chegou primeiro na região trazido pelo nosso saudoso Padre Dilson, quando ainda era seminarista. Nós estamos na reta final de preparação para o congresso, muitas pessoas vem pra cá, como o povo do Pará, de Maués, Barreirinha, Nhamundá e Manaus”, disse.

As inscrições estão no valor de 25 reais e podem ser feitas nos grupos de oração da RCC, nas lojas Free Shop e Exótica, e na secretaria do Centro Universitário Clarentiano.

A programação conta com pregações, celebração eucarística e o show de encerramento da cantora do ministério Aliança, Olívia Ferreira. A entrada é um quilo de alimento não perecível, voltado a doações para o Hospital Padre Colombo.

A programação conta com pregações, celebração eucarística e o show de encerramento da cantora do ministério Aliança, Olívia Ferreira.

A chegada do movimento carismático em Parintins

“Em 1975, Dom Arcângelo Cerqua ordena o jovem Pe. Dilson Brandão Pereira da paróquia de Maués. Padre Dilson fez teologia na PUC do Rio de Janeiro, onde conheceu a RCC (Renovação Carismática Católica). Dom Arcângelo responsabilizou ao Pe. Dilson a coordenação da Pastoral da Juventude que foi uma explosão na época jovens que tinham feito o TLC (Treinamento de Liderança Cristã) estavam prontos para uma nova experiência com Deus. Eis que Pe. Dilson ainda ficou voltando ao Rio de Janeiro para concluir algumas matérias e fazendo a especialização e quando retornava nos animava contando da sua experiência com o Espírito Santo, ficávamos maravilhados, com vontade e desejosos de fazermos a experiência com o Espírito Santo. Confesso que eu não entendia muito o que ele falava (Seminário de vida no Espírito Santo, os carismas) tudo era novo para mim”, declarou Maria Cleide Tenório, uma das integrantes do grupo que deu início ao movimento carismático na cidade de Parintins.

Por volta de 1976 nos meses de setembro, outubro e novembro ocorreu o primeiro seminário de vida no Espírito santo e a experiência de oração com o auxílio do Pe. Mário da diocese de Santarém-Pará que culminou no batismo no Espírito Santo. A partir deste momento surgiu os grupos de oração: Maranathá, Fanuel e Jumac. A Renovação Carismática católica contou com o apoio do Bispo da Diocese de Parintins Dom Arcângelo Cerqua na década de 70. Há mais de 41 anos o movimento católico segue o caminho de evangelização na cidade de Parintins.

você pode gostar também