‘Mocinha’ é único espetáculo do Norte selecionado para o Festival CéU, em Brasília

O espetáculo ‘Mocinha’, produzido como Montagem Cênica de Conclusão de Curso de Bacharelado em Teatro da Esat/UEA pelas acadêmicas Iris Brasil, Karoline Medeiros e Lu Maya foi aprovado no Festival CéU – Cena Universitária Nacional de Brasília, que ocorrerá entre os dias 12 a 17 de novembro.

‘Mocinha’ é um espetáculo de teatro performativo que aborda narrativas ligadas à violência doméstica, além de evocar histórias de vítimas de feminicídio em Manaus, capital do estado que se encontra em terceiro dentre os que mais mata mulheres.

Esta produção é uma construção de escuta e ação, que surge da urgência em se falar sobre violência contra mulheres. Durante o processo, as artistas estiverem em contato com órgãos e instituições comprometidas com prevenção e o acolhimento de vítimas, como a Subsecretaria Municipal de Políticas Afirmativas para as Mulheres, ligada à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Orientada pelos professores Taciano Araripe Soares e Vanja Poty, ‘Mocinha’ foi o único espetáculo da Região Norte a ser selecionado para o Festival CéU, que surgiu em 2017 já como um dos maiores festivais universitários do país. Na sua segunda edição os criadores estão realizando o evento mesmo com o cancelamento do edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) o que o torna um símbolo de resistência. O festival tem como objetivo o intercâmbio entre os estudantes universitários de teatro em âmbito nacional.

As estudantes precisam de três passagens aéreas de trecho MANAUS-BRASÍLIA-MANAUS com saída no dia 11 de novembro de 2019 e retorno no dia 17 de novembro de 2019, visto que não têm condições de arcar com essa despesa. Até o momento não conseguiram apoio da UEA, nem do governo do Amazonas e nem da Prefeitura de Manaus.

A equipe de produção do festival nos disponibilizou a hospedagem e alimentação. Esperamos este suporte para continuarmos a conduzir o teatro manauara pelo Brasil.

Informações com: [email protected] ou pelo telefone (92) 98144-7187.

você pode gostar também