Morte por coronavírus em Manaus é falsa, afirma FVS-AM

Gilson Almeida24 Horas

[email protected] com

Parintins (AM) – Na manhã desta terça-feira (28) a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informou por meio de nota que a notícia de morte por coronavírus no Hospital e Pronto-Socorro 28 dia Agosto, em Manaus, é falsa.

Ainda segundo a FVS-AM, não há nenhum caso confirmado de coronavírus no Amazonas e no país.

O órgão orienta as pessoas a buscarem informações em veículos de comunicação confiáveis e de credibilidade.

O novo coronavírus foi recentemente identificado na China. Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem. Os coronavírus comuns que infectam humanos são alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

De uma forma geral, a principal forma de transmissão dos coronavírus se dá por contato próximo de pessoa a pessoa.

A maioria dos coronavírus geralmente infectam apenas uma espécie animal ou, pelo menos um pequeno número de espécies proximamente relacionadas. Porém, alguns coronavírus, como o SARS-CoV podem infectar pessoas e animais. O reservatório animal para o SARS-CoV é incerto, mas parece estar relacionado com morcegos. Também  existe a probabilidade de haver um reservatório animal para o  MERS-CoV que foi isolado de camelos e de morcegos.

você pode gostar também