-Publi-A-

Município em Alerta: Barreirinha sofre com alagações e deve criar Comitê de Enfrentamento à Enchente

Eldiney Alcântara | 24 Horas

[email protected]


Moradores de Barreirinha, no Baixo Amazonas, foram surpreendidos nesta quinta-feira, 18, com forte chuva e uma desastrosa inundação em diversos pontos da cidade. A Defesa Civil afirmou que o município está em alerta devido os estragos causados pelas águas que invadiram residências e prédios públicos. Muitos barreirinhenses relataram nas redes sociais o drama sofrido neste dia.

A chuva causou inundações em postos de saúde, escolas, hospital, casa lotérica e, principalmente, nas residências. Invadida pelas águas, a loteria da cidade teve que ser fechada por algumas horas. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Barreirinha, Charles Duarte, a cidade registrou 180mm de água acumulada, uma grande quantidade de volume correspondente a uma semana de chuva intensa. “O sistema de drenagem da cidade não estava preparado”, afirmou.

Atingido pela águas

O jovem Narciso Henrique de Melo, 23 anos, morador do bairro Santa Luzia, acordou com sua residência sendo tomada pelas águas pluviais. Ele e a família tiveram que agir rápido para salvar os pertences. “A minha casa está com móveis em cima de tijolos. A estrutura da casa pode ser comprometida. Tem o odor da água. Nós lavamos a casa com água sanitária e detergente”, relata o barreirinhense.

Para Narciso, “não foi só a chuva que ocasionou a inundação das casas. Foi também a má infraestrutura da rua”. Ele acredita que a tubulação das ruas não suportou a quantidade de água. “Infelizmente colocaram um cano muito pequeno pra escorrer a água. Com o volume de água muito alto, não tinha como suprir. Então, as casas foram pro fundo e foi a má infraestrutura também que ajudou a inundação das casas”, explicou.

Com 12 equipes, a Defesa Civil percorreu os locais mais afetados pelas águas, inclusive o bairro citado. Foram realizadas desobstrução de bueiros, limpezas e demais ações na tentativa de escoar a água acumulada. Charles Duarte afirma que em alguns locais serão construídas pontes para ajudar no deslocamento das pessoas e no suporte às famílias.

A Defesa Civil informou que nesta sexta-feira, 19, deve ser montado o Comitê de Enfrentamento à Enchente. O objetivo é criar um plano de contingência que funcione de forma articulada com secretarias e demais órgãos do município. O grupo deve planejar e executar ações de combate à enchente na cidade e atendimento às famílias atingidas.

você pode gostar também