Municípios do Baixo Amazonas se unem por reitoria de universidade em Parintins   

Audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Parintins discutiu projeto de criação de universidade federal, com a participação de políticos do Baixo Amazonas.

Em audiência pública realizada nesta sexta-feira, 1º de março, no auditório Dom Arcângelo Cerqua, lideranças políticas discutiram o Projeto de Lei Federal para a implantação da Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas (Ufembam), em Parintins. O objetivo principal da solenidade promovida pela Câmara Municipal foi debater junto aos entes governamentais e à sociedade em geral a criação da nova universidade.

Segundo a mensagem governamental nº 799, do ex-presidente da República, Michel Temer, publicada em 28 de dezembro de 2018, a universidade terá sede em Parintins. Para que a instituição seja criada de fato, o texto da Presidência da República necessita de aprovação no Congresso Nacional. A referida mensagem também prevê a criação da Universidade Federal do Médio e Alto Solimões, com sede em Coari.

Para fortalecer o projeto de desmembramento dos institutos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) de Parintins e de Itacoatiara, a Câmara Municipal promoveu a audiência, com a participação do prefeito Bi Garcia, deputada estadual Joana Darc, deputado estadual Saullo Vianna, vereadores de Parintins, Barreirinha, Maués e São Sebastião do Uatumã, Urucará, alunos, professores e a sociedade civil organizada.

Durante a sessão, o prefeito Bi Garcia garantiu que estará empenhado na criação da nova universidade, com sede em Parintins, para assegurar grandes benefícios aos municípios do Baixo Amazonas. “Temos que estar todos unidos para aprovar, no Congresso Nacional, esse projeto de lei que está tramitando e tem o apoio da bancada do Amazonas”, salientou.

Na audiência pública, Bi Garcia também enfatizou que fortalecerá a articulação junto aos parlamentares na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e em Brasília, além de alinhar ações com os prefeitos das cidades que compõem o Médio, Baixo Amazonas e oeste do Estado do Pará para a efetivação do projeto da Ufembam, com reitoria em Parintins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here