Mutirão de cirurgias reduz fila de espera e beneficia 150 pacientes em Barreirinha

Aproximadamente 150 pacientes saíram da fila de espera por cirurgias e puderam receber os procedimentos operatórios, durante mutirão no Hospital Coriolano Lindoso, de 05 a 07 de dezembro. A Prefeitura de Barreirinha promoveu a grande ação de saúde, com atendimentos em quatro especialidades clínicas: cirurgia geral, urologia, ginecologia e oftalmologia.

A destinação de emendas parlamentares dos deputados estadual Belarmino Lins e federal Átila Lins, viabilizou recursos para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizar o mutirão de cirurgias. O prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, destaca que o principal resultado é a disponibilização dos procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade à população no município.

Oito profissionais, de diferentes especialidades, compuseram a equipe médica do mutirão para sanar o problema de pacientes na fila de espera, como é o caso da Agente Comunitária de Saúde (ACS), Josineia Alves. “Com certeza, com sucesso, fiz minha cirurgia aqui na cidade, sem a necessidade de viajar para outros municípios atrás de uma vaga, porque os gastos seriam maiores”, declarou.

De acordo com o diretor do Hospital Coriolano Lindoso, Mário Carneiro, no caso de oftalmologia houveram somente procedimentos clínicos de avaliação dos pacientes para a criação de jornada específica. “Essa iniciativa do prefeito Glenio Seixas minimiza os problemas de saúde da população que, muitas vezes, espera longas filas e não consegue ter a situação resolvida”, completou.

O urologista George Lins garantiu que os profissionais de saúde fizeram um atendimento humanizado e eficiente. “Atendemos, com uma equipe formada por cirurgiões, urologista, ginecologista, oftalmologista, anestesista e instrumentalistas. A ação é de extrema importância, especialmente para as famílias de baixa renda que não têm condições de obter tratamento fora de domicílio”, afirmou.

você pode gostar também