-Publi-A-

NEPA 2017

Fig01: NEPA presente no Centro de Educação Ilha do Saber.

O  Núcleo de Ensino  e Pesquisa em Astronomia – NEPA/UEA/CNPq ao longo deste ano tem desenvolvido  várias actividades nas três frentes,  a saber:

  1. Pesquisa
  2. Ensino
  3. Extensão Universitária

Entre as ocupações do NEPA/UEA/CNPq estão apresentações de trabalhos que desenvolvemos no Amazonas em congressos científicos; palestras, cursos de formação, observações do céu, sessões nos planetários digitais de Parintins e de Manaus, entre outras.

Nossas actividades atendem desde miúdos até reformados. Neste caminho seguem, só para citar alguns, os projectos listados abaixo:

  1. Astronomia para Crianças;
  2. Astronomia em LIBRAS;
  3. Astronomia para Alunos Especiais;
  4. Astronomia para Estudantes com Síndrome de Down;
  5. Astronomia Indígena;
  6. Astronomia para a melhor idade;
  7. Astronomia para as Amazonas;
  8. Curso de Formação em Astronomia Básica para professores da Educação Básica;
  9. Olimpíada Amazonense de Astronomia Indígena;
  10. Olimpíada Parintinense de Astronomia;
  11. Curso de Astronomia Fundamental do Planetário Digital de Parintins (também é ofertado para Manaus).

Todas as acções acima são realizadas no âmbito da Extensão Universitária e Ensino.

 Na área de Pesquisa, o NEPA/UEA/CNPq investiga situações-problemas nas seguintes subáreas:

  1. Astrobiologia;
  2. Astrohistória;
  3. Astrofísica;
  4. Antropologia e Filosofia Indígenas;
  5. Astrociências;
  6. Astrofilosofia;
  7. Astrogeografia;
  8. Astrolinguagem;
  9. Astromatemática;
  10. Astronomia Indígena;
  11. Astroquímica;
  12. Cosmologia e Gravitação em espaços não-comutativos;
  13. Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Astronomia.

Claro, com tantas actividades o NEPA/UEA/CNPq precisava se reestruturar e a pensar nisso que o Dr. Nélio M. S. A. Sasaki propôs um programa extensionista vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) da Universidade do Estado do Amazonas.

 Com o apoio da PROEX, o programa que se chama NEPA/PROEX ganhou um edital próprio, a saber: “Edital de Selecção de Discentes para Projectos Extensionistas do NEPA/PROEX – Chamada 001/2017”.

O Programa NEPA/PROEX será coordenado pelo Dr. Nélio Sasaki e, em princípio, será desenvolvido em Parintins. Mas o NEPA/PROEX também poderá actuar em outros municípios do Amazonas, tais como: Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, Maués, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Urucará e Manaus.

“A natureza exensionista do Programa NEPA/PROEX visa levar a Astronomia às demais unidades da UEA e garantir que todos tenham acesso a essa ciência.”- afirmou o coordenador do programa que também sublinhou: “neste início, iremos actuar em Parintins, mas as outras possibilidades brevemente serão contempladas. Vai depender claro, da demanda.”

Segundo o presente edital, o programa NEPA/PROEX destina-se às alunas e alunos dos cursos de Licenciatura Plena em: Pedagogia, Letras, História, Geografia, Biologia, Física, Matemática e Química.

O processo selectivo está previsto para os dias 13 a 15 de fevereiro de 2017, aos interessados enviar Histórico Académico e Carta de Intenção explicando por que gostaria de ser voluntário no programa NEPA/PROEX para o e-mail: [email protected], haverá uma avaliação sobre Astronomia Fundamental, a qual será realizada dia 15 de ferereiro de 2017.

Vale sublinhar que neste edital não está prevista qualquer bolsa, porém, a (o) estudante que for aprovado neste processo selectivo ficará sujeito às exigências da PROEX/UEA, inclusive tendo a oportunidade de apresentar o trabalho, desenvolvido ao longo de 2017, perante a Comissão da PROEX, além de contar com as horas das actividades extensionistas e um certificado de participação  que será emitido pela própria Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX).

Portanto, não perca essa chance. Anote em sua agenda: inscrições estão abertas de          17 de novembro de 2016 até 30 de janeiro de 2017. Mais informações você encontra no endereço: [email protected] .

Vale sublinhar a que o NEPA fecha 2016 com 04  congressos científicos e os estudantes  ligados ao NEPA  tiveram 04 trabalhos  publicados,  em um total de  08 trabalhos  produzidos (todos inéditos)  e publicados, também, em  eventos científicos. O Planetário Digital de Parintins , por exemplo,  fechará  o ano com quase   1 mil  alunos atendidos, fruto da parceria NEPA e SESC Parintins. O   NEPA/PROEX  abriu, portanto,  oportunidades para a qualificação dos estudantes de todas as graduações da UEA. São números expressivos que certamente  farão a diferença na  escolha dos estudantes.

Fig02: Actividade do NEPA no SESC Parintins.
Fig02: Actividade do NEPA no SESC Parintins.

Na figura 02, da direita para esquerda, temos: Taíres Nascimento, Luana Castro e Camila Ferreira. Todas académicas da Universidade do Estado do Amazonas, a propósito, o NEPA agradece imensamente à contribuição de Luana Castro e Camila Ferreira que não estarão connosco nas actividades de 2017.

 Fig03: NEPA no Centro de Educação Ilha do Saber.

Fig03: NEPA no Centro de Educação Ilha do Saber.

Actualmente, Taíres Nascimento está a dar continuidade nas acções extensionistas do NEPA e as(os)  demais estudantes que ingressarão a partir de 2017, via processo selectivo, irão compor juntamente com ela a equipa NEPA/PROEX. A diferença é que Taíres Nascimento assumirá a função de apoio técnico nas actividades do NEPA/PROEX. (Desde já, desejamos muito sucesso para si.).

 Temos, portanto, o NEPA/UEA/CNPq – Grupo de Pesquisa e Ensino em Astronomia e temos o     NEPA/PROEX – programa extensionista do NEPA, cuja temática é Astronomia.

Dr. Nélio Sasaki – Doutor em Astrofísica, Líder do NEPA/UEA/CNPq, Membro da SAB, Membro da ABP, Membro da SBPC, Membro da SBF, membro da UAI, membro da PLOAD/Brasil e ST/Brasil, Revisor da Revista Areté, Revisor da Revista Eletrônica IODA, Revisor ad hoc do PCE/FAPEAM, Director do Planetário Digital de Parintins-NEPA/UEA/CNPq, Director do Planetário Digital de     Manaus-NEPA/UEA/CNPq, Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
você pode gostar também