NEPA 2018

Figura 01: “Laboratório Pedagógico de Astronomia – NEPA” e “Planetário Digital NEPA”.

O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia-NEPA inicia nesta semana sua temporada de actividades. As mesmas contemplam a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária.  Esse ano, o grupo de pesquisa inaugurará o “Laboratório Pedagógico de Astronomia-NEPA/Planetário Digital NEPA”.

O nome Laboratório é bem apropriado, haja vista que neste espaço serão criadas muitas ferramentas que o NEPA usará ao longo dos anos. Para exemplificar, citam-se as novidades nas sessões do Planetário Digital NEPA que, antes de serem repassadas ao público, serão testadas no laboratório.

Conforme mostrado na figura 02, logo abaixo, o “Laboratório Pedagógico de Astronomia – NEPA” ofertará – tanto aos alunos quanto aos professores que visitarem o local – um conjunto de actividades dinâmicas voltadas para a capacitação e formação dos discentes e docentes, no âmbito da Astronomia. Ou seja, o NEPA usará este espaço para dar formação adequada aos professores que queiram se aprofundar em Astronomia, ou queiram escrever projectos e/ou artigos em Astronomia, ou queiram simplesmente preparação específica no âmbito da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e da Olimpíada Parintinense de Astronomia (OPA). Essas actividades do NEPA concentrar-se-ão em Parintins – na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – na sede do NEPA. Porém, nada impede que professores de cidades circunvizinhas tais como Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Nhamundá, Maués, São Sebastião do Uatumã e Urucará possam agendar um curso de Astronomia a ser realizado pelo NEPA.  Vale lembrar que o NEPA continuará visitando as cidades do interior amazonense, porém, para aqueles que queiram um curso mais avançado em Astronomia, há a possibilidade de o docente fazer este intensivo no NEPA. Claro, a escola solicitante deverá repassar sua demanda para a Coordenação do NEPA, que cuidará da elaboração de material voltado para a realidade de cada escola.

Figura 02: Laboratório Pedagógico de Astronomia – NEPA / Planetário Digital NEPA.

Nesta quinta-feira, dia 08/02/2018 as actividades terão início com o tópico: Astronomia Solar. As inscrições para estas actividades poderão ser feitas pelo facebook do NEPA (Nepa Uea https://www.facebook.com/parintinscesp.olimpiadaparintinensedeastronomia) ou pelo e-mail [email protected] ou por WhatsApp (92)9.9428.6841. Conforme cartaz abaixo,

Figura 03: Cartaz da actividade do NEPA.

Vale lembrar que cidades como Itacoatiara, Manaus, Presidente Figueiredo, Ipixuna, São Gabriel da Cachoeira, entre outras, também poderão solicitar, junto ao NEPA, a realização de cursos avançados em Astronomia.  Em tempo, os cursos ministrados pelo NEPA são divididos em níveis, indo desde o básico até o mais avançado. Aos interessados em Astronomia, independentemente da área de fomação dos mesmos (exactas, humanas ou biológicas), sempre há actividades que viabilizam o diálogo com outras áreas da Ciência.

Figura 04: Sala da Coordenação do NEPA.

Breve histórico: a sigla NEPA é formada pelas iniciais de cada uma das palavras do termo – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia. Como o próprio nome diz, NEPA é um núcleo, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), cuja sede situa-se no Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP). Este núcleo é especializado em Astronomia profissional. É composto por um grupo de pesquisa, a saber: NEPA/UEA/CNPq – que é certificado pelo CNPq – e um grupo extensionista denominado NEPA/GANS.

O NEPA/UEA/CNPq ou simplesmente NEPA é o responsável pelo desenvolvimento da Pesquisa em Astronomia e Ensino de Astronomia Avançada. O NEPA/GANS é responsável pela Extensão Universitária, Ensino de Astronomia Básica e Pesquisa em Ensino de Astronomia.

Hoje, o NEPA possui projectos em várias áreas do conhecimento, citemos algumas: Astronomia, Astrobiologia, Astrofísica, Astroquímica, Astropedagogia, etc. Alunos de diferentes cursos de graduação já passaram pelo NEPA: Pedagogia, Biologia, Letras, Economia, Jornalismo, etc. Isto é para mostrar o quanto os projectos do NEPA são abrangentes e inclusivos.

A sala da Coordenação do NEPA, vide figura 04, traz consigo as tarefas organizativas, neste sentido, o calendário anual do NEPA, agendamento de palestras, actividades, visitações, emissão de certificados, oferta de cursos de Astronomia, etc, tudo passa pela Coordenação do NEPA.

Uma informação importante: o NEPA terá palestras, cursos e actividades nos três turnos (matutino, vespertino e nocturno). Desta forma, os professores das SEMEDs e SEDUCs podem escolher em qual turno eles querem visitar o NEPA e partipar das actividades de Astronomia.

É isso aí, ano novo, estrutura nova, projectos novos. Enfim, aos amantes de Astronomia, por favor, preparem vossas agendas, pois, o NEPA terá actividades todas as semanas.

Dr. Nélio M. S. A. Sasaki

Coordenador do Núcleo de  Ensino  e  Pesquisa  em  Astronomia-NEPA

Professor e  Pesquisador  Adjunto da  Universidade  do  Estado  do  Amazonas (UEA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here