-Publi-A-

NEPA/UEA/CNPq e SESC Parintins

Hoje, o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (NEPA/UEA/CNPq) e o  SESC Parintins firmaram parceria que visa  a execução de  acções socioeducativas cuja temática é Astronomia.

Conhecido  pelos seus projectos educativos e culturais, o Serviço Social do Comércio (SESC) traz consigo, desde sua criação, a marca da inovação  e da transformação social. E com o SESC Parintins não poderia ser diferente – afirmou a gerente da unidade, Sra. Rosemary  Pires  Cardoso, que também sublinhou: “Investir na educação que  conduz  à uma transformação do indivíduo é um objectivo constante nosso. Temos a certeza que o NEPA/UEA/CNPq vem para fazer o difencial na educação  parintinense. Este tipo de parceria, é o primeiro  a nível de interior do Amazonas. E ficamos muito felizes que aconteça aqui na ilha de Parintins, afinal, trata-se do  pólo educacional da  microrregião de Parintins (que envolve outros seis municípios: Boa Vista do Ramos, Barreirinha,  Maués, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã e Urucará). Nós do SESC Parintins  demos o primeiro passo, o que  permite  que  projectos  de alto impacto  cheguem também no interior amazonense.”

As actividades do NEPA/UEA/CNPq  envolvem  o Ensino de Astronomia e são voltadas para  todos os públicos,  em diversas faixas etárias  e estratos sociais. Chamamos a vossa atenção para o facto de que não se trata de  oferecer apenas  uma  grande variedade de  eventos. Antes disso, significa  efectivamente  desenvolver acções  que contribuam  para experiências  mais duradouras e significativas. Essa é a filosofia a ser seguida.

“A característica do NEPA/UEA/CNPq é promover a Educação inclusiva. É um compromisso  com a Educação e também um compromisso Social. Primamos pela excelência no Ensino de Astronomia. Nossos objectivos vão de encontro àqueles  defendidos pelo SESC. Toda a preocupação que temos com a parte educacional e social está  refletida no cronograma de actividades, ver figura 02, onde  procuramos  contemplar  diferentes faixas etárias, estratos sociais e público.” – Afirmou Dr. Nélio Sasaki.

O cronograma já foi  divulgado e, em concordância com o calendário do SESC Parintins, foram  decididas as datas e horários  mostrados, respectivamente, nas figuras 02 e 03.

Fig02: Cronograma de atividades do Planetário Digital de Parintins.
Fig02: Cronograma de atividades do Planetário Digital de Parintins.

O início das actividades está  previsto para o dia 26 de agosto. Inclusive o agendamento já está aberto. Aliás,  todo o agendamento  será efectuado pelo SESC Parintins somente com Rosemary ou Carla.

Conforme  consta  no cronograma, o NEPA/UEA/CNPq   irá trabalhar  quatro temas:  Astronomia Indígena, Astrobiologia, Astronomia do Sistema Solar e Formas dos Planetas. “Ficamos muito felizes pela distribuição temática que foi apresentada. Afinal, iniciaremos  as actividades  na véspera  do –Dia Internacional das Populações Indígenas – conforme o calendário do SESC Parintins. Data que encaixa-se perfeitamente com a Astronomia Indígena.  Em outubro, na semana das crianças, haverá uma programação  especialmente voltadas aos  pequenos. E concluiremos  o ano justamente na semana da Consciência Negra – o que  permite a abordagem de outras culturas na Astronomia.  Também pensamos   com muito  carinho  no atendimento às pessoas na melhor idade; e  da mesma forma, há um dia especialmente voltado para as crianças  com Síndrome de Down  e outro  para os falantes em LIBRAS. Por fim, salientamos, ainda, que  há momentos  voltados para a comunidade geral, ou seja,   para a família parintinense ir  ao SESC Parintins   e  participar das actividades  educativas  no contexto da Astronomia.”

O Planetário Digital de Parintins  abrirá quatro sessões  pela manhã e outras quatro sessões  pela tarde. Os horários de início de cada sessão  são: 09h; 09h40min; 10h20min e  11h (pela manhã)  e  14h; 14h40min; 15h20min e 16h (pela tarde). Note que  no cronograma há, ainda,  algumas datas que cairão no sábado.  Tais datas foram  colocadas  justamente para que  aquelas pessoas que por um ou outro motivo, não puderam estar presentes  ao longo da semana.

Além do Planetário Digital de Parintins, o NEPA/UEA/CNPq também apresentará outras actividades, a saber: Palestras temáticas, Oficinas e telescópio solar.  As palestras acontecerão às tardes em dois horários: 14h e 15h.

Fig03: Horários das sessões do Planetário.
Fig03: Horários das sessões do Planetário.

                   Credenciais do NEPA/UEA/CNPq

O NEPA/UEA/CNPq é um grupo de pesquisa  em Astronomia, certificado pelo CNPq, que actua no Amazonas.  No início, actuávamos unicamente em Parintins. Com o tempo o NEPA/UEA/CNPq foi se expandindo. De 2012 a 2015, o NEPA/UEA/CNPq  captou 60,9% dos recursos  destinados  pela FAPEAM à UEA Parintins, sem falar nos demais recuros  adquiridos em  projectos de pesquisa, ensino e extensão universitária. A produção do NEPA/UEA/CNPq  corresponde a uma média superior a 30% da produção científica  na área de Astronomia do maior evento científico do Brasil- a SBPC. O Planetário Digital de Parintins foi eleito  perante a PLOAD como representante dos planetários brasileiros  no grupo de países lusófonos ligados à União Astronómica Internacional (UAI). Actualmente, o NEPA/UEA/CNPq desenvolve um projecto internacional  amparado pela UNESCO e pela UAI.

Perspectivas – a parceria foi concluída com êxito e já surgiu o primeiro grande desafio internacional, o NEPA/UEA/CNPq irá desenvolver no SESC Parintins as actividades voltadas à semana mundial da astronomia.

Dr. Nélio Sasaki – Doutor em Astrofísica, Líder do NEPA/UEA/CNPq, Membro da SAB, Membro da ABP, Membro da SBPC, Membro da SBF, membro da UAI, membro da PLOAD/Brasil e ST/Brasil, Revisor da Revista Areté, Revisor da Revista Eletrônica IODA, Revisor ad hoc do PCE/FAPEAM, Coordenador do Planetário Digital de Parintins, Coordenador do Planetário Digital de Manaus, Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

você pode gostar também