NEPA/UEA/CNPq e SESC Parintins
Hoje, o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (NEPA/UEA/CNPq) e o SESC Parintins firmaram parceria que visa a execução de acções socioeducativas cuja temática é Astronomia.
Conhecido pelos seus projectos educativos e culturais, o Serviço Social do Comércio (SESC) traz consigo, desde sua criação, a marca da inovação e da transformação social. E com o SESC Parintins não poderia ser diferente – afirmou a gerente da unidade, Sra. Rosemary Pires Cardoso, que também sublinhou: “Investir na educação que conduz à uma transformação do indivíduo é um objectivo constante nosso. Temos a certeza que o NEPA/UEA/CNPq vem para fazer o difencial na educação parintinense. Este tipo de parceria, é o primeiro a nível de interior do Amazonas. E ficamos muito felizes que aconteça aqui na ilha de Parintins, afinal, trata-se do pólo educacional da microrregião de Parintins (que envolve outros seis municípios: Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Maués, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã e Urucará). Nós do SESC Parintins demos o primeiro passo, o que permite que projectos de alto impacto cheguem também no interior amazonense.”
As actividades do NEPA/UEA/CNPq envolvem o Ensino de Astronomia e são voltadas para todos os públicos, em diversas faixas etárias e estratos sociais. Chamamos a vossa atenção para o facto de que não se trata de oferecer apenas uma grande variedade de eventos. Antes disso, significa efectivamente desenvolver acções que contribuam para experiências mais duradouras e significativas. Essa é a filosofia a ser seguida.
“A característica do NEPA/UEA/CNPq é promover a Educação inclusiva. É um compromisso com a Educação e também um compromisso Social. Primamos pela excelência no Ensino de Astronomia. Nossos objectivos vão de encontro àqueles defendidos pelo SESC. Toda a preocupação que temos com a parte educacional e social está refletida no cronograma de actividades, ver figura 02, onde procuramos contemplar diferentes faixas etárias, estratos sociais e público.” – Afirmou Dr. Nélio Sasaki.
O cronograma já foi divulgado e, em concordância com o calendário do SESC Parintins, foram decididas as datas e horários mostrados, respectivamente, nas figuras 02 e 03.

O início das actividades está previsto para o dia 26 de agosto. Inclusive o agendamento já está aberto. Aliás, todo o agendamento será efectuado pelo SESC Parintins somente com Rosemary ou Carla.
Conforme consta no cronograma, o NEPA/UEA/CNPq irá trabalhar quatro temas: Astronomia Indígena, Astrobiologia, Astronomia do Sistema Solar e Formas dos Planetas. “Ficamos muito felizes pela distribuição temática que foi apresentada. Afinal, iniciaremos as actividades na véspera do –Dia Internacional das Populações Indígenas – conforme o calendário do SESC Parintins. Data que encaixa-se perfeitamente com a Astronomia Indígena. Em outubro, na semana das crianças, haverá uma programação especialmente voltadas aos pequenos. E concluiremos o ano justamente na semana da Consciência Negra – o que permite a abordagem de outras culturas na Astronomia. Também pensamos com muito carinho no atendimento às pessoas na melhor idade; e da mesma forma, há um dia especialmente voltado para as crianças com Síndrome de Down e outro para os falantes em LIBRAS. Por fim, salientamos, ainda, que há momentos voltados para a comunidade geral, ou seja, para a família parintinense ir ao SESC Parintins e participar das actividades educativas no contexto da Astronomia.”
O Planetário Digital de Parintins abrirá quatro sessões pela manhã e outras quatro sessões pela tarde. Os horários de início de cada sessão são: 09h; 09h40min; 10h20min e 11h (pela manhã) e 14h; 14h40min; 15h20min e 16h (pela tarde). Note que no cronograma há, ainda, algumas datas que cairão no sábado. Tais datas foram colocadas justamente para que aquelas pessoas que por um ou outro motivo, não puderam estar presentes ao longo da semana.
Além do Planetário Digital de Parintins, o NEPA/UEA/CNPq também apresentará outras actividades, a saber: Palestras temáticas, Oficinas e telescópio solar. As palestras acontecerão às tardes em dois horários: 14h e 15h.

Credenciais do NEPA/UEA/CNPq
O NEPA/UEA/CNPq é um grupo de pesquisa em Astronomia, certificado pelo CNPq, que actua no Amazonas. No início, actuávamos unicamente em Parintins. Com o tempo o NEPA/UEA/CNPq foi se expandindo. De 2012 a 2015, o NEPA/UEA/CNPq captou 60,9% dos recursos destinados pela FAPEAM à UEA Parintins, sem falar nos demais recuros adquiridos em projectos de pesquisa, ensino e extensão universitária. A produção do NEPA/UEA/CNPq corresponde a uma média superior a 30% da produção científica na área de Astronomia do maior evento científico do Brasil- a SBPC. O Planetário Digital de Parintins foi eleito perante a PLOAD como representante dos planetários brasileiros no grupo de países lusófonos ligados à União Astronómica Internacional (UAI). Actualmente, o NEPA/UEA/CNPq desenvolve um projecto internacional amparado pela UNESCO e pela UAI.
Perspectivas – a parceria foi concluída com êxito e já surgiu o primeiro grande desafio internacional, o NEPA/UEA/CNPq irá desenvolver no SESC Parintins as actividades voltadas à semana mundial da astronomia.
Dr. Nélio Sasaki – Doutor em Astrofísica, Líder do NEPA/UEA/CNPq, Membro da SAB, Membro da ABP, Membro da SBPC, Membro da SBF, membro da UAI, membro da PLOAD/Brasil e ST/Brasil, Revisor da Revista Areté, Revisor da Revista Eletrônica IODA, Revisor ad hoc do PCE/FAPEAM, Coordenador do Planetário Digital de Parintins, Coordenador do Planetário Digital de Manaus, Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).