“No presídio estamos enxugando gelo”
Carlos Alexandre | Parintins 24 Horas
A afirmação acima é do diretor da Unidade Prisional de Parintins, Bosco Paulain. Ele se refere ao trabalho que vem realizando há 3 anos no cárcere localizado no centro da cidade. Apesar do anuncio de que o município teria a construção de um novo presidio ele ainda não foi comunicado, as únicas informações que recebeu foram pela imprensa.
A “velha delegacia” improvisada como presidio é um prédio antigo com capacidade para 36 detentos em 2 pavilhões e quatro celas improvisadas. O prédio de 50 metros quadrados está com 122 presos. Outro problema sério é a falta de material humano. “Temos um agente por plantão, ou seja, cinco funcionários. O ideal seriam 12 agentes penitenciários”, informa.
A expectativa do diretor da Unidade é que o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) do município de Parintins apresente ao Governo do Estado, como prioridade, a importância da construção de uma nova unidade. “Cabe ao gestor do município e o GGI reunir com o governador para tratar do tema e as necessidades do presidio como contratação de funcionários”, anunciou.

Rumores de Rebelião
O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) estará funcionando e atuando até o carnaval. O crescimento do índice de violência em Parintins fez com que uma das primeiras ações tomadas pelo governo municipal fosse à reativação do Gabinete, que reúne órgãos de segurança pública, câmara municipal de Parintins, secretarias da prefeitura, poder judiciário, ministério Público, Corpo de Bombeiros, Policias Militar e civil, além de representantes da comunidade.
O comandante interino do 11º Batalhão de Polícia Militar de Parintins, capitão Judiss Magno, afirma que a reativação do Centro de Comando ajuda a reabrir discussões entre os vários setores tendo uma resposta mais eficaz na hora de solucionar o problema voltado para o setor da segurança. “São muitos os problemas principalmente acidente de transito, menores nas ruas, funcionamento de bares de forma irregular. Com a presença do GGI existe o afinamento entre os órgãos”, comentou.
O prefeito Bi Garcia (PSDB) participou da primeira reunião com os setores e se comprometeu em buscar soluções para os problemas apresentados ao Governador do Amazonas, José Melo (PROS). Por meio de sua assessoria de Comunicação ele informou que “algumas propostas foram encaminhadas aos órgãos competentes, principalmente ao governo do estado, no sentido de aperfeiçoar alguns serviços que estão sendo mal avaliados contribuindo para o aumento da criminalidade”.