-Publi-A-

No rio Tracajá, Escola Toledo Pizza e Ifam transformam horta em espaço pedagógico

Gerlean Brasil | Parintins 24 Horas

[email protected]

Uma iniciativa entre a escola, comunidade e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam) vai mudar a realidade da educação na Colônia Toledo Pizza, no rio Tracajá, zona rural de Parintins. A Escola Municipal Toledo Pizza, na área do Projeto de Assentamento Gleba de Vila Amazônia, já dispõe de uma horta, implantada por 30 alunos da Disciplina Extensão Rural, da turma de 3º Ano do Curso de Agropecuária do Ifam, Campus Parintins, no dia 13 de setembro.

O professor do curso de agropecuária e coordenador do projeto horta na escola desenvolvido pelo Ifam, Marcelo Rocha, trabalhou metodologias para envolver toda a comunidade ao longo dos últimos meses e a culminância das atividades de sala de aula foi na comunidade Toledo Pizza. Os alunos de agropecuária tiveram a experiência de vivenciar a comunidade rural, de compartilhar saberes e de realizar oficinas, com as turmas do Ensino Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

O professor Rômulo Ferreira, coordenador da Escola Municipal Toledo Pizza, diz que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) orienta a implantação de horta e a parceria com o Ifam tem apoio da comunidade. Ele enfatiza que o professor Marcelo Rocha é um grande incentivador da prática de campo e da horta escolar. “Nossas turmas da educação infantil ao 5º ano participaram de oficinas sobre as plantas e tipos de solo, em sala de aula, antes de fazerem o canteiro em balcão suspenso”, explica.

De acordo com Marcelo Rocha, a turma da disciplina extensão rural colocou em prática todo o aprendizado adquirido em sala de aula, bem como adquiriu conhecimento com a Colônia Toledo Pizza. “A gente conseguiu adequar e encaixar tanto as atividades dos alunos de extensão rural, quanto o pedido da comunidade em relação à horta na escola. Estamos muito felizes justamente por conta de ter dado o pontapé inicial da horta na escola”, comemora o professor do Ifam.

O legado do curso de agropecuária do Ifam para a Escola Municipal Toledo Pizza é uma estrutura de horta, com algumas mudas produzidas, para as atividades dos alunos, o qual o professor Marcelo Rocha, avalia ser um trabalho multiplicador. “Que os alunos participantes das oficinas sejam agentes multiplicadores para o cultivo das hortaliças, a alimentação saudável, a horta, como um fator e complemento nutricional. Para os professores, fica a importância da horta como espaço e instrumento pedagógico”, pontua.

você pode gostar também