-Publi-A-

Nova EJA busca garantir a celeridade de inserção do aluno no mercado de trabalho

Divulgação/Prefeitura Araraquara.

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

Agora a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM) é trabalhada por modalidade semestral, ou seja, em cada semestre o aluno tem a oportunidade de concluir uma etapa, que pode ser referente aos ensinos iniciais ou ao Ensino Médio.

Com essa mudança, os alunos da EJA têm a oportunidade de concluir o Ensino Médio em um ano e meio e procurar melhores oportunidades no mercado de trabalho, como explica a coordenadora adjunta pedagógica da Seduc em Parintins, Valéria Fragato. “O aluno que fez o 1° ano agora no primeiro semestre, ele fará o 2° ano no segundo semestre e o 3° ano no primeiro semestre de 2022. Então em um ano e meio ele consegue concluir todas as três etapas do Ensino Médio”, destaca Valéria.

Além disso, a coordenadora adjunta pedagógica explica que houve alteração no currículo escolar. O que antes era um currículo extenso agora passou a ser um currículo reduzido, adequado para cada etapa. “Há uma flexibilidade no horário. Nós temos três dias presenciais na escola e dois dias de atividades orientadas passadas pelo professor para que esse aluno possa trabalhar em casa. A gente sabe que o público da EJA é um público mais velho que está com distorção de idade/série, que trabalha durante o dia e a noite ele vai para a escola fazendo um esforço para concluir seus estudos”, salienta Fragato.

As aulas da EJA ocorrem de fevereiro a julho. Desde quarta-feira (21) está acontecendo as rematrículas que podem ser feitas de forma online no sistema de matrícula da Seduc-AM ou de forma presencial nas escolas que tenham a Educação de Jovens e Adultos. Em Parintins, as matrículas do alunos da EJA podem ser feitas na Escola Estadual São José Operário, Irmã Sá, Senador Álvaro Maia e na escola do Caburi, na zona rural. Os interessados em realizar a matrícula na modalidade devem ter a idade mínima de 15 anos completos para o 1º e 2º segmento, e 18 anos completos para o 3º segmento.

você pode gostar também