-Publi-A-

Obra do parintinense Márcio Azevedo é lançada hoje em Parintins e ganha reconhecimento nacional

O professor de literatura e português, compositor, poeta, escritor e radialista Márcio Azevedo apresenta hoje às 19h (07/10) no Auditório da UEA-Campus Parintins o livro “Mobilidade Social em Orgulho e Preconceito, de Jane Austen e Senhora, de José de Alencar”, que estará a disposição de toda a comunidade parintinense ao preço de R$ 30,00 (trinta reais). O livro apresenta uma abordagem a partir do prisma da Literatura Comparada entre duas importantes obras da literatura universal.

“Trata-se dos romances Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice),  publicado em 1813, na Inglaterra, escrito por Jane Austen, e Senhora, romance publicado em 1875, no Brasil, escrito por José de Alencar” comenta Azevedo ao site ParintinsAmazonas.

A obra se divide em três capítulos, divididos didaticamente para provar que os dois romances se aproximam por diferenças e similaridades, mesmo que seus autores não tenham tido conhecimento um da obra do outro.

Para o autor o livro aproxima convergências e divergências entre os dois romances, além de promover uma análise comparativa a partir de seus personagens principais como Elizabeth Bennet e Aurélia Camargo, Darcy e Fernando Seixas. “A conclusão que se chega leva o leitor a refletir sobre os elos que existem entre diversas obras da literatura universal, corroborando com a ideia de que o estudioso da literatura precisa conhecer essas possíveis conexões” analisa Márcio.

Jane Austen se consolidou como uma escritora que mantém sua obra viva ao longo de mais de dois séculos, tendo em vista o sucesso que seus romances produzem nos leitores até os dias de hoje. Apesar de ter falecido muito jovem, aos 41 anos de idade, em 1817, o legado de suas obras permanece vivo ao longo dos tempos, despertando o interesse acadêmico e cinematográfico, haja vista diversas produções fílmicas já produzidas a partir do seu trabalho.

Os livros de Austen já foram traduzidos para Vários idiomas e são frequentemente reeditados com os mais variados formatos.

Por outro lado, José de Alencar se destaca no Romantismo Brasileiro como um defensor de uma literatura com a marca nacional, com temas que versassem sobre a pátria e seus personagens.

O parintinense apresentou dia 24 de  setembro o livro em Manaus no espaço Café no Centro. Neste lançamento entre as várias presenças o professor doutor e escritor  Odenildo Sena marcou presença.

 

SERVIÇO CULTURAL

Quando? Sexta-feira ,07, no Auditório da Universidade do Estado

Onde?: Auditório da UEA

Hora: 19:00hs

O que?: Lançamento da obra “Mobilidade Social em Orgulho e Preconceito, de Jane Austen e Senhora, de José de Alencar” (Autor: Márcio Azevedo)

você pode gostar também