Ortopedista de Parintins tem suspeita de Covid-19, apresenta quadro de pneumonia e está estável 

Foto: Divulgação

Parintins (AM) – O médico ortopedista do Hospital Padre Colombo, Renato Menezes, está internado com quadro de saúde estável na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Adventista, em Manaus. A filha do paciente, Mariana Passaneli, informa que o pai teve dois picos de pressão, fez o teste para detectar o novo coronavírus, com resultado negativo, no domingo (10).

O especialista foi transferido em UTI Aérea, acompanhado pelo médico anestesista Daniel Tanaka, na noite de quinta-feira (14). “Ele tem um caso suspeito de Covid-19, mas ainda não foi confirmado por teste. Ele tem uma tomografia suspeita e foi transferido para Manaus, porque estava apresentando já um quadro de pneumonia, possivelmente pelo coronavírus”, conta.

O ortopedista viajou junto com outro parintinense que estava internado e intubado no Hospital Jofre Cohen. Como só havia um médico e um enfermeiro na UTI Aérea, Daniel Tanaka se dispôs a ajudar no transporte e no suporte. O ortopedista responde bem ao tratamento no Hospital Adventista de Manaus. “Ele está estável na UTI para ser monitorado pela equipe médica”, diz Tanaka.

Entenda o caso

Na segunda-feira (11), Renato Menezes ainda atendeu no Hospital Padre Colombo, porque tinha cirurgia agendada de um paciente em estado grave. “De novo, ele teve alteração de pressão. Nisso, o hospital entendeu por bem chamar os outros colegas médicos. Daniel Tanaka e Alberto Figueiredo conversaram com meu pai para fazer uma tomografia”, revela Mariana Passaneli.

A tomografia mostrou um pequeno comprometimento, mesmo com teste rápido negativo de Covid-19. “A tomografia fecha às vezes para o diagnóstico clínico. Inicialmente, a ideia era medicar, ir para casa e ficar em observação, porque não havia outro sinal clínico. Pela idade, por ser hipertenso e por não parar quieto, por sempre trabalhar dentro do hospital, aceitamos por bem a alternativa de internar ele”, explica a filha.

Renato Menezes foi internado no Hospital Jofre Cohen, referência no tratamento de pacientes com Covid-19 no município de Parintins, e ficou em monitoramento. Na noite de quarta-feira (13), a filha descreve que os exames de rotina mostraram outros sintomas no quadro de saúde do pai. Em nova tomografia, a lesão no pulmão de Renato Menezes havia se expandido, na manhã de quinta-feira.

Então, a família solicitou o encaminhamento para Manaus, embora tenha recebido os atendimentos necessários da equipe médica do Hospital Jofre Cohen. “Ele foi super bem atendido com protocolos corretos. Ficamos com um pouco de receio de ele ter uma piora e ter que sair daqui intubado. Vimos a oportunidade de tirar ele, enquanto estivesse bem”, pontua Mariana Passaneli.

Renato Menezes viajou na UTI Aérea que veio a Parintins buscar um paciente, na noite de quinta-feira. “Conseguimos a transferência dele a Manaus. Hoje, ele encontra-se internado na UTI, por conta do quadro dele. Ele está lúcido, com tratamento adequado, responde positivamente e já respira melhor. Vamos aguardar a evolução”, declara a filha, Mariana Passaneli.

você pode gostar também