Parintinense é classificado para final da Brazil Conference 2022 que levará estudantes para evento com tudo pago nos EUA

Foto: Reprodução.

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

O parintinense Sidney Guerreiro de Souza, de 22 anos, se classificou para a última etapa da Brasil Conference 2022 em que levará 10 estudantes brasileiros para participar de um evento em Havard e Instituto e Tecnologia de Massachusetts, em Boston, nos Estados Unidos, com tudo pago.

O evento trata-se de um programa de embaixadores que tem o objetivo de encorajar jovens brasileiros a desempenharem papel ativo e transformador frente à realidade brasileira, de envolver alunos de graduação no Brasil nos debates da Conferência e de criar lideranças jovens que instigarão mudanças concretas no Brasil.

São três etapas em que os estudantes terão que passar. A primeira e segunda fase do processo seletivo foram realizadas pela internet, por meio da plataforma da Fundação Estudar. Nessas etapas consistiu no fornecimento de dados pessoais, histórico acadêmico e profissional, perguntas específicas e descrição de uma iniciativa na qual o candidato está envolvido. O candidato teve também que enviar um vídeo expondo a sua história e a motivação para a inscrição no programa. O envio do vídeo foi de caráter obrigatório e sua ausência acarretava na exclusão automática do candidato para a próxima fase.

42 estudantes se classificaram para a terceira fase do processo seletivo e nela os candidatos serão contatados por e-mail para a realização de entrevistas online. A fase de entrevistas é importante para os avaliadores conhecerem melhor o perfil de cada candidato e mais sobre a sua história e iniciativas. Desses 42, 10 candidatos serão os Embaixadores da Brazil Conference 2022.

Sidney Guerreiro saiu de Parintins em 2018 para cursar Engenharia de Produção na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), campus Itacoatiara. “Estar classificado para a final como estudante do interior do Amazonas é muito importante porque nós podemos perceber que não há barreiras, mesmo nós tendo poucos benefícios em que somos expostos na vida universitária. Fora do Brasil podemos ver que tem muitos programas que possibilitam os alunos a ingressarem de forma gratuita em vários eventos, cursos online 100% gratuito ou pago pelo governo americano ou qualquer outro tipo de governo. Então é muito importante ter essa classificação porque isso faz abranger o nosso leque de conhecimento e repassar para outros acadêmicos do interior do Amazonas que há portas abertas sim e isso possibilita um bom emprego e também um histórico acadêmico interessante”, destaca o universitário.

A divulgação do resultado final será dia 20 de janeiro. O Programa de Embaixadores da Brazil Conference só é aberto a alunos de graduação em universidade brasileira pública ou privada, e que estejam devidamente matriculados na data do evento que ocorrerá em março ou abril de 2022. Além disso, é necessário ter 18 anos completos até dia 28 de fevereiro de 2022.

você pode gostar também