Parintinense realiza exposição fotográfica “Águas Amazônicas” no Mercado Municipal

Foto: Gilson Almeida.

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

O professor de artes Maximílian Medeiros Rodrigues, de 26 anos, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM), está realizando a exposição fotográfica “Águas Amazônicas” no Mercado Municipal Leopoldo Neves, localizado no Centro da cidade de Parintins. O evento iniciou dia 28 de março e se estenderá até o dia 28 de abril com entrada gratuita.

Foto: Gilson Almeida.
Foto: Gilson Almeida.

A exposição fotográfica é a conclusão do trabalho de pesquisa do mestrado do professor em que o tema “Águas Amazônicas” foi escolhido por fazê-lo lembrar da infância, de modo que sua família era de comunidade ribeirinha e depois se mudou para a cidade. No total são 30 fotografias. “Está sendo muito importante para mim porque é o início dessa caminhada artística, início da minha produção do primeiro ano de pesquisa no mestrado. Então essas fotografias são resultado dessa pesquisa que estou mostrando nessa exposição”, disse.

Foto: Gilson Almeida.
Foto: Gilson Almeida.
Foto: Gilson Almeida.

O parintinense conta ainda que as fotografias foram tiradas de câmera de celular e editadas para transformá-las em outras realidades. “Ela é diferente de uma fotografia convencional de um cenário natural porque ela tem manipulação. Então é a criação de novas possibilidades, novos caminhos, novas criações estéticas para a imagem. Já é uma imagem que é transformada para criar novas camadas, novos mundos em que eu transmito meu pensamento imaginário sobre esses locais”, explicou.

Foto: Gilson Almeida.

Maximílian Medeiros Rodrigues é graduado em Artes Visuais pelo Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e está fazendo o mestrado em artes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em parceria com a Ufam. Atualmente o professor reside em Manaus.

você pode gostar também