Parintinenses se classificam para etapa nacional do torneio de robótica, em São Paulo

Gilson Almeida | 24Horas

[email protected] 

Parintins (AM) – A equipe Lego Master formada por alunos do Serviço Social da Indústria (Sesi) Padre Francisco Luppino ficou em segundo lugar no “Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL)”, realizado nos dias 7 e 8 de fevereiro no Clube do Trabalhador do Sesi, em Manaus. “Cidades para o Futuro” foi o tema dado para os participantes do torneio criarem os projetos. Com esse resultado os alunos parintinenses se classificaram para a etapa racional do torneio que será realizado em São Paulo nos dias 6, 7 e 8 de março. O resultado foi anunciado na noite de sábado (8).

Na etapa regional a equipe apresentou o projeto de revitalização sustentável da Praça Eduardo Ribeiro, que abriga o Palácio Cordovil, a antiga sede da Prefeitura, situada no Centro de Parintins.

A equipe Lego Master tem como técnico o professor Helyssandro Tavares e vice-técnico Adson Figueiredo. Ela é composta por 10 alunos de 11 à 14 anos: Ana Luíza, Fábio Júnior, Raina Melissa, Gabriel Romanini, Thais Vasconcelos, Emily Moreira, Eduardo Roberto, Mariah Pierre, Glória Letícia e Ingrid Rezende.

Para apresentação do projeto, o grupo construiu a planta e a maquete da praça baseada em conceitos de volume e espaço, sugerindo ao processo de revitalização a inclusão de uma arquitetura sustentável que utilize tijolos, cimento e tintas ecológicas, iluminação de LED, sistema fotovoltáico, eficiência híbrida, bambu, blocos paver, mobiliário em madeira plástica, pisos permeáveis e o piso podo tátil para deficientes visuais. De acordo com os idealizadores do projeto, a revitalização da praça contemplaria também espaços que proporcionaria educação, cultura, saúde, segurança, lazer, turismo e acessibilidade.

O objetivo da equipe Lego Master é inspirar o poder público a construir a primeira praça sustentável no interior do Amazonas e a primeira da região norte.

“Como nosso projeto tem essência educacional é super prazeroso conhecer e estudar um pouco da rica história da Praça Eduardo Ribeiro de Parintins, a qual já teve o Palácio Cordovil como a sede da nossa Prefeitura. Hoje em dia ela está em situação precária e precisa de uma revitalização por isso nossa equipe escolheu ela como problema e buscar solucioná-lo utilizando recursos alternativos e sustentáveis para que não se agrida tanto a natureza”, disse o técnico da equipe Helyssandro Tavares.

No torneio participaram 30 equipes representando o Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima em que as cinco vencedoras da etapa regional se classificaram para a etapa nacional que será realizado em São Paulo.

As cinco equipes vencedoras que representarão a região norte na etapa nacional do torneio são: ‘’Elev3r’’ e a ‘’Adsumus’’, ambas da Escola Sesi Centro Educacional Isolina Ruttman (Vilhena-RO), a ‘’Lego Master’’, da Escola Sesi Pe. Francisco Luppino (Parintins), a ‘’World Doctor’’, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e ‘’I’Robot’’ do Centro de Ciência Tecnologia e Inovação (CCTI) de Boa Vista, Roraima.

você pode gostar também