-Publi-A-

Parintins avança na educação e ultrapassa metas do IDEB

A educação de Parintins avançou com iniciativas da Prefeitura Municipal nos últimos 4 anos. Na média, o município ficou em 4º no ranking dos municípios amazonenses que atingiram as metas estabelecidas para o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)

Parintins conseguiu ultrapassar as projeções do Ministério da Educação (MEC) ficando em 4º lugar nos anos iniciais (1º ao 5º ano), com índice 6,3 enquanto que Manaus obteve 5,5. Já nos anos finais, o município obteve a média de 4,9, ficando em 5º lugar. A capital do Estado obteve a média 4,5.

Para chegar ao índice, é calculada a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil. Segundo o MEC, Parintins está entre os 29 municípios dos 62 do Amazonas que bateram as metas previstas na educação básica.

De acordo com o secretário de educação, Samarone Moura, o bom resultado se deve ao investimento da administração pública municipal. Ele cita que desde 2013, o município tem investido além do piso constitucional no setor. Cita a merenda de qualidade para mais de 18 mil estudantes, formação de professores e melhoramento em estruturas de escolas são fatores que contribuíram para o bom desempenho escolar dos alunos. “Isso é um legado e marca desta gestão que mesmo entre dificuldades orçamentárias, conseguiu avançar nessa área tão importante”, avaliou.

você pode gostar também