Parintins celebra dia da sagração de seu 1º bispo

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

Parintins (AM) – Parintins celebra com um feriado municipal neste dia 14 de maio, o dia da sagração episcopal de Dom Arcângelo Cerqua, o primeiro bispo da cidade. Dia 03 de fevereiro de 1961 ele foi nomeado bispo prelado de Parintins pelo papa João XXIII e dia 14 de maio do mesmo ano ocorreu a solenidade na Praça da Matriz do Sagrado Coração de Jesus.

Foi no ministério episcopal de Dom Arcângelo, que foram realizadas obras significativas para o município como a construção da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, escolas, a Rádio Alvorada, o Hospital Padre Colombo e projetos sociais.

Dom Arcângelo nasceu em 02 de fevereiro de 1917 em Giugliano, Província de Nápoles, Itália, filho de Antonio Cerqua e Maria Assunta Cacere. Ele tinha três irmãos Giovana, Michele e Domenico.

Dia 15 de julho de 1981, o bispo Dom Arcângelo recebeu do papa João Paulo II a “Conferência Episcopalis Brasiliensis” elevando prelazia de Parintins à Diocese. Em 05 de julho de 1988, Dom Arcângelo renunciou a Diocese e passou a ser bispo mérito de Parintins. O bispo faleceu dia 21 de fevereiro de 1990, na Itália.

você pode gostar também