Parintins decreta medidas preventivas de enfrentamento ao Coronavírus

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

Parintins (AM) – Após o governo do Amazonas confirmar o primeiro caso de Coronavírus no Amazonas na sexta-feira (13), sendo o primeiro também na região norte, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, realizou na manhã desta segunda-feira (16) uma coletiva de imprensa no gabinete civil da Prefeitura onde foi apresentado as ações que o município tomará para a prevenção e combate do Covid-19. A coletiva contou com a presença das promotoras de justiça Eliana Guedes e Marina Campos, do secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, do Bispo Dom Giuliano Frigeni e do representante das igrejas evangélicas, o pastor Gláucio Douglas.

De acordo com Bi Garcia será publicado um Decreto suspendendo eventos na cidade com aglomeração com 100 pessoas por 30 dias. Da mesma forma em conversa com os presidentes dos bois Caprichoso e Garantido, foi feito o adiamento do lançamento do CD dos mesmos previstos para acontecerem neste mês. O prefeito disse também que está suspensa a visita a doentes nos hospitais Padre Colombo e do Hospital Regional Jofre Cohen como também a realização de missas e cultos das igrejas católicas e evangélicas, respectivamente.

Garcia disse ainda que será feito um Decreto de austeridade ao programa de saúde de prevenção ao Coronavírus. Ele disse também que será estudado o adiantamento das férias das escolas municipais tendo em vista que não prejudicará o calendário letivo.

O chefe executivo informou ainda que a Prefeitura por meio da Vigilância Sanitária está monitorando a entrada de pessoas na cidade no porto e aeroporto do município, inclusive nos portos de balsas onde empresários usam para a transportar mercadorias.

Na coletiva de imprensa também foi informado que o atendimento ao público na Prefeitura e na Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth) está suspensa assim como a realização da Copa Alvorada de Futsal.

Para ação de prevenção e combate ao Coronavírus, Bi Garcia solicitará do governador do Estado, Wilson Lima, uma reunião com os prefeitos do Amazonas para ser discutido sobre a temática e solicitado também do governador a utilização de três navios da Marinha para o combate do Covid-19.

Ainda segundo Garcia, não está descartado a suspensão ou adiamento do Festival Folclórico de Parintins.

A decisão do adiantamento das férias das escolas municipais será dada a tarde desta segunda-feira (16) e que no Hospital Padre Colombo será feito atendimento especializado em crianças quanto no Hospital Regional Jofre Cohen será feito atendimento especializado em adultos e idosos.

Para a realização da ação de combate e prevenção ao Coronavírus, o prefeito Bi Garcia disse que será contratado temporariamente cerca de 200 profissionais da Saúde. Esses profissionais atuarão no trabalho de conscientização nos bairros da cidade. “Teremos um programa de atuação que envolve até a contratação de técnicos da área da saúde para que a gente possa evitar um mal maior que está acontecendo no mundo inteiro. É uma pandemia que está chegando em todos os países, em todos os estados os municípios”, salienta Bi Garcia.

O secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, orienta a população a buscar atendimento nas emergências dos hospitais somente em casos de alta gravidade por ser um local de fácil contaminação. No entanto caso apresente dificuldade de respirar, o paciente pode se dirigir ao hospital que terá atendimento especializado. Em caso de virose, é orientado que a pessoa busque atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

A promotora de justiça, Eliana Guedes, destacou que o MPAM acompanhará o aumento dos preços das mercadorias de higiene como o álcool gel nos comércios de Parintins para que não ocorra a prática abusiva.

O decreto da Prefeitura será publicado amanhã (17/03).

A suspensão de navios turístico será tomada pelo governo federal amanhã.

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) informou que o caso confirmado de Coronavírus no Amazonas trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 39 anos, procedente de Londres. Segundo a FVS, ela encontra-se bem estando em isolamento domiciliar. A Fundação informou que contatos dela também estão sendo monitorados.

Foto: Pitter Freitas.

você pode gostar também