-Publi-A-

Parintins inaugura primeiro Centro Social LGBTQIA+ do Baixo Amazonas

"Essa sede é mais uma luta vencida", destaca presidente de movimento LBGTQIA+ em Parintins

Foto: Arleison Cruz.

Eldiney Alcântara | 24 Horas
[email protected]

Parintins é o primeiro município do Baixo Amazonas a inaugurar uma sede do movimento LGBTQIA+. Nesta segunda-feira, 28, a Associação de Lésbicas, Gays e Travestis de Parintins (ALGTPIN) fez história no município ao inaugurar o Centro Social Josué Rojas, no bairro Palmares. A sede é um espaço voltado para o público gay.

O local vai ajudar a entidade a atender de forma mais adequada o público em demandas jurídicas, administrativas e social. Segundo o presidente da ALGTPIN, Fernando Moraes (Dinho), o Centro também vai auxiliar, encaminhar e orientar a comunidade gay em questões de saúde e demais aspectos da vida. “É um marco. A gente sempre lutou pra ter essa sede, esse local fixo, aonde a gente se reúna, onde o movimento LGBT faça seus trabalhos administrativos, jurídicos, tenha o psicossocial, também tem o social que a gente sempre faz com a comunidade”, informou.

A inauguração contou com a presença da primeira dama de Parintins e Miss Brasil 2018, Mayra Dias, conhecida pelo grande engajamento nas causas LGBTQIA+. “Eu fico muito feliz em estar participando desse momento histórico, porque é a primeira associação LGBT aqui em Parintins e, enquanto Mayra Dias, enquanto ser humano, enquanto primeira dama, vocês podem contar com a gente”, ressaltou.

Segundo Dinho, com o Centro, “o público LGBT pode ter acesso às informações da associação, pode ter o acesso ao cadastro da entidade”. Ele informa que a própria associação terá maior organização e já planeja ações profissionalizantes aos associados, frutos de parcerias firmadas com poder público e empresas privadas. “A gente aqui só tem a agradecer também a aos parceiros, as pessoas que nos ajudaram pra que esse sonho se tornasse realidade. Agradecer a Prefeitura Municipal de Parintins, em nome do Prefeito Bi Garcia, em nome da primeira dama Mayra Dias, a Secretaria Municipal de Saúde”, enalteceu o presidente.

O Centro Social está localizado na rua Fortaleza, Palmares. O espaço faz uma homenagem ao artista Josué Matos Rojas, assassinado de forma brutal no dia 10 de maio de 2009.

Foto: Arleison Cruz.
você pode gostar também