Parintins intensifica prevenção ao Coronavírus no município

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

Parintins (AM) – Parintins não registra casos de Covid-19, mas pessoas, por terem desembarcado, recentemente, de área de circulação do Novo Coronavírus, estão em quarentena, sem apresentar os sintomas da doença respiratória. As informações foram atualizadas pela Prefeitura de Parintins, em comunicado oficial, nesta quarta-feira (18/03).

O monitoramento de quem chegou, por exemplo, dos Estados Unidos da América (EUA), Portugal e de São Paulo, é feito por uma força-tarefa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Dessa forma, a Prefeitura de Parintins garante que trabalha com seriedade e transparência na prevenção da doença respiratória, no município.

O Poder Executivo atende as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS). “O trabalho é de qualificação de equipes para identificar casos suspeitos e tomar todas as iniciativas necessárias. Não há profissionais de saúde em quarentena”, esclarece a administração municipal.

Outra medida tomada pela Prefeitura de Parintins, na prevenção ao novo Coronavírus, é a intensificação da atuação de fiscais nos portos e aeroporto da cidade, para identificação de possíveis suspeitas. Caso haja algum caso suspeito, haverá automática notificação das autoridades sanitárias do Amazonas, para averiguação do paciente.

De acordo com a Prefeitura de Parintins, na tarde desta quarta-feira, um caso de um paciente vindo de Minas Gerais encaminhado por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ao Hospital Regional Jofre Cohen foi descartado pelo fato de o Estado do Centro-Oeste não ser, até dias atrás, área de contágio comunitário da doença respiratória.

Cerca de 200 profissionais serão contratados para a Vigilância em Saúde ou lidar com casos. “Teremos um programa de atuação que envolve até a contratação de técnicos da área da saúde para que a gente possa evitar um mal maior. É uma pandemia que chega em todos os países, estados e municípios”, anuncia o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia.

Os dados de Parintins são repassados diariamente para a FVS e Susam. Recomenda-se à população que, para se obter informações precisas, as pessoas busquem em canais oficiais da Prefeitura de Parintins, do Governo do Estado do Amazonas, do Ministério da Saúde, do Governo Federal, ou em veículos de comunicação com credibilidade.

Foto: Pitter Freitas.

você pode gostar também