Parintins obriga população a usar máscara para proteção contra coronavírus, sob pena de punição

Foto: Pitter Freitas

A Prefeitura de Parintins torna obrigatório o uso de máscaras nas ruas e espaços públicos do município para combate ao coronavírus, causador da doença Covid-19. A determinação é dada, via decreto assinado pelo prefeito de Parintins, Bi Garcia, com validade até o dia 30 de junho.

O decreto municipal segue o posicionamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera o uso de máscaras um instrumento essencial para diminuir a contaminação em massa do coronavírus.

Conforme estabelecido pela determinação municipal, é obrigatório o uso de máscaras nas ruas, estabelecimentos considerados essenciais (supermercados, mercados, farmácias, padarias e outros), estabelecimentos que tiverem as atividades liberadas, repartições públicas e privadas. Além disso, torna-se obrigatório o uso de máscaras para taxistas, mototaxistas, condutores de triciclos ou qualquer tipo de transporte compartilhado.

O decreto 027 também institui normas para estabelecimentos e repartições em funcionamento. Dentre elas, cita-se a intensificação da higienização do ambiente, disponibilização de álcool em gel 70% para os usuários, disponibilização de informações sobre procedimentos de higienização e uso de equipamentos de proteção individual pelos colaboradores.

Se houver o descumprimento do decreto, o cidadão ou estabelecimento podem sofrer sanções administrativas e até mesmo detenção por parte das autoridades policiais.

você pode gostar também