Parintins possui 7 eleitores com nome social aptos a votar nas eleições de 2020

Foto: Reprodução/Internet.

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

Parintins (AM) – Parintins possui sete eleitores com nome social que estão aptos a votar nas eleições municipais desse ano. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no estado Amazonas esse número totaliza 97.

O técnico judiciário, Marivaldo Lima Chaves, lotado na 4ª Zona Eleitoral de Parintins, explica que as pessoas transexuais e transgêneros podem incluir o nome social no cadastro eleitoral sem a necessidade de cirurgia de mudança de sexo desde 2018 com a publicação da Resolução N° 23.562/2018 do TSE.

“Desde lá os eleitores que quiserem alterar sua identidade de gênero ou incluir seu nome social no cadastro de eleitores poderão fazê-lo”, disse.

Entre os sete eleitores com nome social que estão aptos a votar está Priscilla Mollinary Soares da Silva, de 23 anos, que desde criança se sente com a personalidade feminina.

Priscilla Mollinary. Foto: Reprodução.

“Pelo fato do meu pai não aceitar a minha opção sexual, foi muito difícil, diferente da minha mãe que sempre me aceitou como mulher. Sempre participei dos concursos gays, carnavais e outros eventos com o nome de Priscilla Mollinary e ele não aceitava, mas com o passar do tempo o meu pai começou a se acostumar com essa pessoa que já estava dentro de mim. Sou muito feliz por mudar meu nome social”, disse Priscilla.

Com a reativação feita pela Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) dos títulos que foram cancelados por conta dos eleitores que não fizeram o cadastro biométrico, Parintins voltou a ser o maior colégio eleitoral do interior do Amazonas com 69.583 eleitores, sendo na zona urbana 50.817 e na zona rural 18.766.

você pode gostar também