Parintins realiza primeiro parto cesariana de paciente com coronavírus

Parintins (AM) – O município de Parintins registrou no fim da tarde de sexta-feira, 8 de maio, o primeiro parto por cesariana de paciente positivada com o novo Coronavírus. A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Saúde e Hospital Padre Colombo, unidade referência em obstetrícia, adotou estratégia de testar todas as grávidas ao dar entrada no hospital, e caso estejam contaminadas, são separadas das demais.

A médica obstetra Rafaela Seffair comandou o procedimento cirúrgico da paciente afirmando que não houve intercorrências. “Ela deu entrada na unidade, foi testada e positivo, e como tinha recomendação para cesariana, a equipe realizou a cirurgia”, disse.

A profissional solicita a todas as grávidas que estejam próximo ao momento de dar à luz que não se preocupem e procurem o Hospital Padre Colombo para o procedimento, de forma segura e não tentem realizar partos em casa, o que é muito arriscado. “O que eu quero dizer para essa grávida. Estamos realizando um trabalho minucioso para resguardar a saúde da mãe e do bebê. Aquela paciente que entrou em trabalho de parto, ela vai ser testada. Se testar positivo, era será separada das outras para uma área específica do hospital. As pacientes que testaram negativo serão levadas para a obstetrícia normal do Hospital Padre Colombo”, salientou.

A médica especialista agradeceu a Prefeitura e Secretaria de Saúde, pois, entre os municípios do Amazonas, Parintins se coloca à frente tomando medidas preventivas e contando com uma equipe capacitada de profissionais. “Estamos testando todas as nossas grávidas, o que não acontece em Manaus. Estão sendo colocadas todas juntas e isso não acontece em Parintins. A gestão do prefeito Bi Garcia tem recomendado todo cuidado e promovendo os investimentos necessários. Também salientamos a importância fundamental de toda equipe”, salientou.

você pode gostar também