Parintins tem 6 projetos aprovados na Fase 1 do Centelha Amazonas

Gilson Almeida | 24 Horas

[email protected] 

Parintins (AM) – De 200, Parintins tem seis ideias inovadoras aprovadas na Fase 1 do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha Amazonas), edital N° 011/2019.  O resultado preliminar foi divulgado dia 17 de janeiro pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Os 200 projetos seguirão para a Fase 2 do programa. Ao todo foram foram 964 propostas avaliadas de 35 municípios do Amazonas.

Os seis projetos de Parintins que seguirão para a Fase 2 são:

1- Aplicativo Click Beleza, proposto por Sandra Regina de Sá Santarém, na temática Internet das Coisas (IOT);

2- Canteiro Sustentável Móvel, de Crizan Graça de Souza, na temática Tecnologia Social;

3 – Carteira Digital Crip card, de Danilo de Souza Roberto, na temática TI Telecom;

4- Projeto Biologia Hora, de Jéssica Caroline Correa da Silva, na temática Design;

5- Tradutor Intérprete de Libras como facilitadora da comunicação L1 e L2, de Elenice Maria Farias Mourão de Menezes, na temática Tecnologia Social;

6- Utilização de frutos amazônicos na fabricação de bebidas tipo xarope, idealizado por Nadir Gomes, na temática Química e Novos Materiais.

O prazo para interposição de recursos na Fase 1 iniciou dia 20 de janeiro e se estenderá até o dia 03 de fevereiro.

A Fase 2 consiste no Projeto de Empreendimento em que deverão ser apresentados pelos idealizadores: equipe, produto, tecnologia, mercado, capital e gestão. Nesta fase os participantes farão o detalhamento da proposta submetida na fase anterior com foco na viabilidade e no desenvolvimento do projeto.

O Programa Centelha foi lançado em agosto de 2019 e tem como objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Amazonas, oferecendo capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.

O Programa conta com investimento de R$ 1.820.000,00 (um milhão oitocentos e vinte mil reais), os recursos disponibilizados serão destinados à subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) para o apoio de até 28 projetos de inovação, no valor unitário de até R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais).

Programa Centelha

O Programa Centelha é realizado em 21 estados, executada no Amazonas pela Fapeam, sendo promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi.

você pode gostar também