Parintins tem novas medidas e kit de medicamentos para combater a Covid-19  

Foto: Gerlean Brasil.

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

Parintins (AM) – O prefeito de Parintins, Bi Garcia, anunciou nesta sexta-feira, 22, a disponibilização de 1.600 kits para o tratamento de pacientes infectados pela Covid-19, em casa. O protocolo de prescrição é assinado pelos médicos Daniel Tanaka e Alberto Figueiredo Filho. Os medicamentos são azitromicina, ivermectina, prednisolona e paracetamol.

Foto: Gerlean Brasil.

Participaram da coletiva de imprensa realizada pelo prefeito a coordenadora de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, o diretor clínico do Hospital Jofre Cohen, unidade de referência para o tratamento do coronavírus em Parintins, Daniel Tanaka, o secretário municipal de saúde, Clerton Rodrigues, e o diretor do Hospital Padre Colombo, Alberto Figueiredo Filho.

Foto: Gerlean Brasil.

De acordo com Frank Bi Garcia, os medicamentos para combate primário da Covid-19 serão disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Mãe Palmira, Dr. Toda e Fluvial Lígia Loyola, além do Hospital Jofre Cohen. O diretor clínico do hospital informou que o kit é destinado às pessoas diagnosticadas com coronavírus para tratamento em casa, somente sob prescrição médica.

Daniel Tanaka enfatizou que os medicamentos não são para distribuição em massa. “Basicamente é para pacientes que não tiveram critério de internação e precisam ser tratados para a doença não progredir. O paciente será avaliado por médicos nas UBSs e no Hospital Jofre Cohen. E, se optando não interná-lo, o paciente fará tratamento domiciliar e ficará em isolamento tomando essa medicação”, explicou.

Foto: Gerlean Brasil.

“São medicamentos escassos. Todos os municípios do Brasil estão comprando. Os laboratórios oficiais do Governo Federal, que sempre vendem para as prefeituras, por um preço bem razoável, fecharam para os municípios e estados. Estão produzindo só para o Governo Federal e o Exército Brasileiro. Isso causou um disparate no preço e uma dificuldade para adquirir medicamentos”, comentou o prefeito Bi Garcia.

Medidas

Na ocasião Garcia também anunciou ampliação de laboratórios no município para realização de testes rápidos de Covid-19 na população, instalados na Policlínica Padre Vitório e na Estação da Cidadania João do Carmo, localizada no Bairro da União. Outra medida que o município tomará é a contratação de 56 novos profissionais da saúde para atuarem na linha de frente no combate ao coronavírus.

O prefeito de Parintins disse também que está em processo de licitação a instalação de uma usina de produção de oxigênio no Jofre Cohen, estimada em R$ 700 mil. Garcia garantiu que, mesmo com a perda de 70% de arrecadação do município, a folha de pagamento de 2020 está assegurada. Bi anunciou o Programa Busca Ativa em que o município busca idosos e pessoas com comordidades em casa, para serem tratados precocemente.

Foto: Gerlean Brasil.

O chefe do executivo esclareceu que ainda não há necessidade de bloqueio total, devido haver o ‘freamento’ de casos e óbitos no município com a ampliação do toque de recolher das 15h às 6h. Em dois meses, Parintins chega a 973 casos notificados, 131 descartados, 837 confirmados, 431 pessoas recuperadas, 361 em tratamento, 45 óbitos, 37 pacientes internados e 1.040 pessoas monitoradas.

você pode gostar também