Parintins terá mudanças nos atendimentos dos hospitais

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

Parintins (AM) – Parintins teve o primeiro caso confirmado de coronavírus neste domingo, 22, pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). Com esse já são 26 casos confirmados no Estado. Conforme o boletim oficial de Parintins, no município são oito notificações, um caso confirmado e sete descartados.

O caso da ilha Tupinambarana trata-se de um homem que esteve em contato com pessoas de São Paulo e está na UTI do Hospital Delphina Aziz, em Manaus, e segundo a FVS, não corre risco de morte.

Através de uma live na página oficial do Facebook da Prefeitura em que participaram o prefeito Bi Garcia, o secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, e a chefe de Vigilância em Saúde, Elaine Pires, Bi Garcia disse que o paciente diagnosticado com Covid-19 esteve em Manaus para um encontro de pesca dia 6 e viajou para Parintins em uma lancha onde em seguida foi para uma pescaria no município de Nhamundá. Ao retornar para Parintins dia 15, ele começou apresentar problemas de saúde e buscou atendimento com o médico Alberto Figueiredo e foi transferido para o Hospital Regional Jofre Cohen.

No hospital o paciente apresentou problemas respiratórios e um quadro aparentemente de pneumonia. Ele foi internado e colocado em isolamento, obedecendo as orientações da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), a Prefeitura solicitou um UTI aéreo para a remoção deste paciente para a capital do Estado onde foi confirmado que ele está infectado com o novo coronavirus.

Bi Garcia reitera que o porto, aeroporto e as ruas da cidade estão sendo monitorados por uma equipe de Saúde em combate ao novo coronavirus. “O vírus já entrou na nossa cidade e portanto quem carrega o vírus são as pessoas. Se você ficar em casa, se você realmente entrar nesse processo de isolamento social, evitar ficar em grandes concentrações de pessoas você não vai carregar o vírus, você vai evitar que esse vírus possa ser transmitido para outras pessoas” pontuou o prefeito.

O secretário Clerton Rodrigues destacou que haverá mudanças no atendimento nos hospitais de Parintins em que no Hospital Regional Jofre Cohen será referência em atendimento de problemas respiratórios e o Hospital Padre Colombo com outros casos. “Nós pedimos a toda população que fique em casa. Inclusive nós temos hoje uma equipe de combate à isso com parceria da Polícia Militar, Defensoria Pública, Ministério Público para que aqueles locais que ainda resistem ao fato de que nós temos uma normatização legal do município, um decreto e uma recomendação do Ministério Público para que realmente feche esses locais para que não tenhamos essa aglomeração de pessoas”, falou o secretário.

Dos 26 casos confirmados de coronavírus no Amazonas, 25 são em Manaus, 1 em Parintins e 24 casos estão em análise aguardando resultado de exames.

Foto: Arquivo JRP

você pode gostar também