Parque Estadual Sumaúma é opção gratuita de lazer nas férias

Contagem de aves, trilhas guiadas e parquinho infantil são algumas das atividades abertas para todos os públicos

A programação de férias no Parque Estadual Sumaúma inicia neste sábado (04/01), a partir de 8h, com diversas atividades gratuitas para toda a família. Palestras sobre a importância da Unidade de Conservação (UC), contagem de aves e trilhas ao ar livre são algumas das opções de lazer no local. O Parque Sumaúma, localizado na Cidade Nova, zona norte de Manaus, é a única UC em área urbana gerenciada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

O mês de janeiro é conhecido por ser o período do ano em que muitas pessoas estão de férias, das escolas e trabalho. Pensando nisso, o Parque Sumaúma promoverá, durante o mês, diversas atividades gratuitas para toda a população. Além do parquinho infantil, trilhas interpretativas na área de floresta e academia ao ar livre, o parque contará também, neste sábado, com uma palestra sobre a importância da fauna e flora local e uma atividade de contagem de aves.

A palestra e a contagem dos pássaros serão realizadas pela mestre em ecologia e assessora técnica do Núcleo de Educação Ambiental da Sema, Dayse Campista. “O objetivo é identificar e contar as aves que aparecem na unidade de conservação. A contagem das espécies ocorre de novembro a janeiro no mundo todo. Com os resultados da contagem, conseguimos coletar dados para ajudar pesquisadores a compreenderem melhor o comportamento das aves”, destacou.

Aproximadamente 60 espécies de aves podem ser observadas no Parque Sumaúma, como sabiás, tucanos, araras, papagaios, periquitos, surucuás, aracuãs, dentre outros. O lugar também dispõe de várias espécies de plantas frutíferas, que são recursos alimentares utilizados pelas aves. A população pode também fazer uso da trilha pavimentada para a prática de atividades físicas.

Contagem de aves – As trilhas para a contagem de pássaros acontecerão em dois horários do sábado: às 8h e às 10h. É recomendado o uso de sapatos fechados (tênis ou bota), protetor solar e roupas frescas e confortáveis, como as usadas para prática de atividades físicas. Para a contagem de pássaros, é recomendado também o uso de binóculos e câmeras fotográficas para registrar as aves.

É importante também que os visitantes levem garrafa ou squeeze com água para hidratação, atentando para o descarte adequado dos resíduos nas lixeiras instaladas nas áreas comuns do parque.

A entrada no Parque é gratuita e tem acesso pela avenida Bacuri, s/nº, Cidade Nova. A unidade de conservação recebe visitantes de terça a domingo, das 8h às 16h.

Férias no Parque – Durante todo o mês de janeiro, o Parque Sumaúma contará com programação especial de férias todos os fins de semana. As atividades iniciam neste sábado (04/01) e ocorrem ainda nos dias 11, 18 e 25 deste mês.

FOTOS: Ricardo Oliveira

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema): Jamile Alves de Araújo (98411-8444).

Polícia Militar, por meio da Rocam, detém suspeitos de tráfico e porte ilegal de arma de fogo na zona leste

Policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) detiveram, na madrugada desta sexta-feira (03/01), dois homens suspeitos de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no bairro Coroado, zona leste da capital. Com eles, os policiais apreenderam um revólver calibre 38, marca Taurus, numeração 189629; seis munições calibre 38 intactas; três porções de supostamente oxi; uma porção de supostamente pasta base de cocaína; uma porção de supostamente maconha; uma porção de supostamente cocaína; um aparelho celular modelo K9; e R$ 76 em espécie.

Os policiais que atenderam à ocorrência relataram que, por volta das 3h, durante patrulhamento na área, receberam denúncia via WhatsApp, informando que na rua Dom Bosco, próximo a feirinha do Coroado, havia dois indivíduos comercializando entorpecentes e que eles estariam na laje de uma residência. Imediatamente a guarnição se deslocou até o endereço informado, e logo visualizou os suspeitos em via pública.

Foi feito acompanhamento e abordagem e, durante revista pessoal, os policiais encontraram o revólver e as porções de substâncias supostamente entorpecentes.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos suspeitos, que foram conduzidos ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para os procedimentos legais. Na delegacia, foi constatado que os dois suspeitos já possuíam passagens pelos crimes de roubo, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

FOTO: Divulgação/PMAM

Mais informações: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM): 98842-1841.

você pode gostar também