Pizzaria em Manaus adota nova prática para o consumo consciente

O restaurante e pizzaria Cantina Ghiotto tem divulgado uma nova prática adotada que reforça a importância do consumo consciente e da preservação do meio ambiente

Atualmente, o Brasil é responsável pelo descarte de cerca de 500 bilhões de garrafas pet por ano. Embora seja verdade que muitas dessas embalagens poderiam e deveriam ser recicladas, está cada vez mais difícil acompanhar o grande volume de resíduo plástico produzido, o que resulta em uma grande quantidade de lixo indigesto poluindo o ambiente e que demora centenas de anos para se decompor.

Tendo em vista a redução da poluição por meio das garrafas pet, o empresário Fábio Cunha, proprietário da Cantina Ghiotto, pizzaria renomada na cidade de Manaus, adotou um novo sistema de rodízio no estabelecimento, no qual descarta o antigo hábito de utilizar garrafas pets nos serviços e resgata a garrafa de vidro retornável do refrigerante Coca-Cola. “Acredito que se todas as pizzarias que tem rodízio com bebidas inclusas aderissem a esse modelo, implicaria em um impacto positivo para o meio ambiente de valor incalculável”, afirma Fábio.

Rodízio sustentável

De acordo com Fábio Cunha, os clientes do rodízio, que antes eram servidos com as garrafas plásticas, agora passam a receber a tradicional garrafa de vidro KS do refrigerante. O lançamento do novo Sistema Sustentável de Rodízio acontece na próxima terça-feira (03), a partir das 19h.
Com a criação do novo Sistema Sustentável de Rodízio, o empreendedor calcula que será sanado o despejo de 30 mil garrafas pets por mês e 360 mil por ano. Uma atitude que eleva o nível da sustentabilidade diminui o impacto ambiental que o plástico causa na natureza e traz, ainda, mais sabor e qualidade para os frequentadores da Ghiotto.

Índices

O plástico está presente em nosso dia a dia por meio de diversos produtos e raramente pensamos nos impactos que esse material provoca na natureza. Por isso, em 2018, a Organização das Nações Unidas (ONU) iniciou um movimento de conscientização global.

Segundo a Organização, a poluição causada pelo descarte de objetos de plástico é um dos grandes desafios da atualidade e a primeira providência é alertar a população sobre a gravidade do problema. Para isso, com base em um estudo publicado pela renomada revista científica norte-americana Science, selecionamos seis informações relevantes:

1. O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor;
2. Se continuar com esse ritmo de produção, até 2050 haverá mais plásticos nos oceanos do que peixes;
3. O plástico é responsável pela morte de 100 mil animais marinhos por ano
4. 91% do plástico utilizado no mundo não é reciclado
5. No mundo, 1 milhão de garrafas plásticas são compradas por minuto
6. Todos os anos são comprados 500 bilhões de sacolas plásticas descartáveis

Todo esse panorama mostra uma demanda muito urgente: como o ritmo de reciclagem não acompanha a produção, não basta separar o lixo, é importante reduzir o consumo de forma drástica.

você pode gostar também